Christopher Nolan é um diretor que adora cinema e não hesita em compartilhar com o público os filmes que influenciaram sua carreira. Para dar vida a Dunkirk, o cineasta assumidamente bebeu de muitos títulos renomados, como Sem Novidade no Front, A Filha de Ryan, Carruagens de Fogo e até - pasmem - Velocidade Máxima, mas foi uma obra em particular que de fato marcou o longa.
Para quem não sabe, Nolan é apaixonado por O Resgate do Soldado Ryan, uma das maiores criações de Steven Spielberg. Durante a produção de Dunkirk, o diretor mergulhou profundamente na película, chegando a afirmar em uma entrevista à Variety que mesmo hoje “o filme não perdeu um pingo de sua potência”.
Assim, antes de começar a rodar Dunkirk, Christopher entrou em contato com Spielberg para tirar algumas dúvidas. Nolan sabia que apesar das semelhanças que poderiam existir entre os dois filmes seria impossível competir com O Resgate do Soldado Ryan, afirmando desta forma:
"O Resgate do Soldado Ryan tem uma abertura verdadeiramente horripilante, e há sequências posteriores que são tensas de assistir. Não queríamos competir com isso porque é uma grande conquista para o cinema. Percebi que estava procurando um tipo diferente de tensão.”
Após a conversa, Steven admitiu que ficou mais do que feliz em fornecer conselhos ao diretor de Interestelar:
“Sabendo e respeitando que Chris é um dos cineastas mais imaginativos do mundo, meu conselho a ele foi deixar sua imaginação, como fiz em 'Ryan', em segundo lugar, priorizando a pesquisa que ele estava fazendo para reproduzir autenticamente os detalhes desse drama histórico.”
"É simplesmente chato": Quentin Tarantino criticou um dos filmes mais aclamados de Steven SpielbergNo fim das contas, a comunicação parece ter dado certo. Dunkirk recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou três: Melhor Montagem, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som. O Resgate do Soldado Ryan foi indicado a onze Oscars e ganhou cinco - um deles, o de Melhor Diretor.