Conhecido pelo papel de Thomas Shelby na série Peaky Blinders, Cillian Murphy interpreta o pai da bomba atômica em Oppenheimer, de Christopher Nolan, seu papel mais importante no cinema. O que pouca gente sabe é que o ator quase interpretou J. Robert Oppenheimer anos antes do filme de Nolan – mas seria completamente diferente.
“Nunca tinha visto isso”: Cillian Murphy se surpreendeu com decisão de Christopher Nolan em Oppenheimer (Entrevista)A série Manhattan (2014 - 2015) contou a história do Projeto Manhattan – que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas na Segunda Guerra Mundial – e colocou Daniel London no papel de Oppenheimer. Em uma entrevista para a Vanity Fair, o showrunner Sam Shaw e a escritora Lila Byock revelaram que o próprio Cillian Murphy estava entre os candidatos para interpretar o pai da bomba atômica anos antes dele assumiu o papel no filme de Christopher Nolan. Que coincidência...
"Mil por cento, Cillian Murphy estava nessa lista", confirmou Shaw, acrescentando que Ebon Moss-Bachrach e Beck também foram considerados para o papel que ficou com Daniel London. O interessante é que Oppenheimer é apenas um personagem coadjuvante na série, que segue uma abordagem totalmente diferente de Nolan no cinema.
Qual é a história de Manhattan? Série é completamente diferente de Oppenheimer
Diferentemente do filme de Christopher Nolan, que foca na história de Oppenheimer interpretado por Cillian Murphy, a série se concentra menos nas figuras proeminentes da vida real que lideraram o Projeto Manhattan e mais nos muitos cientistas "simples" que foram recrutados por ele e tiveram que viver com suas famílias na cidade deserta emergente de Los Alamos. Mas não são apenas os problemas deles que estão em foco, mas, claro, a corrida contra o tempo para criar a bomba atômica, que também é tema de Oppenheimer. As constantes suspeitas de que espiões soviêticos possam estar entre os presentes também desempenham um papel importante na trama da produção.
O foco é o Dr. Frank (John Benjamin Hickey) e Dr. Liza Winter (Olivia Williams), um casal desenvolvido com base em várias biografias reais, mas fictícias. No elenco ainda temos David Harbour, Richard Schiff, Rachel Brosnahan e Daniel Stern. O papel de Emily Blunt como Kitty Oppenheimer no filme, é de Neve Campbellna série.
No filme de Christopher Nolan, Cillian Murphy interpreta J. Robert Oppenheimer e acompanhamos a vida dele como físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan. A trama acompanha o físico e um grupo de outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear responsável pelas tragédias em Hiroshima e Nagasaki.
Manhattan está disponível no Lionsgate+, com duas temporadas, enquanto Oppenheimer está em exibição nos cinemas brasileiros.