Eu amo Star Wars, mas ainda tenho grandes problemas com os prelúdios que me decepcionaram nos cinemas no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Muitos outros fãs acham que pelo menos A Vingança dos Sith é uma conclusão bem-sucedida. Mas o filme, em que tantos conflitos são levados ao extremo, também me decepciona. Além de alguns problemas de atuação, a narrativa é muito incompleta, muitas vezes muito superficial e carece da sensação do grande mundo de Star Wars.
Quando o Disney, em 2020, deu continuidade à série animada Star Wars: The Clone Wars, que na verdade já havia terminado, fiquei entusiasmado com os novos episódios. Quando os acontecimentos contados nos episódios finais da série se desenrolaram paralelamente à Vingança dos Sith, me perguntei várias vezes: Por que George Lucas não nos mostrou tudo?
Mas não me ocorreu na época que havia uma solução muito simples. Há poucos meses, me deparei com um artigo no site norte-americano Decider com uma ideia genial: juntar os quatro episódios finais de Clone Wars e A Vingança dos Sith, que se desenrolam paralelamente de forma a serem até um filme só! Eu experimentei e estou maravilhado, porque apesar da mudança entre live action e animação, funciona surpreendentemente bem.
É assim que se transforma Clone Wars e A Vingança dos Sith em um só filme
Primeiro, aqui está a ordem recomendada no Decider, que acabei de seguir. Adicionei as cenas nas quais você deve passar de um para outro, para que você não precise olhar para o relógio o tempo todo:
- Começando com Clone Wars S07E09, até o minuto 16:25, que é quando a Ahsoka sai;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até o minuto 27:34, no momento do abraço entre Anakin e Padme;
- Resto do Clone Wars S07E09;
- Clone Wars S07E10, até o minuto 02:59, que é quando o Darth Maul escapa de Ahsoka;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até o minuto 51:40, no momento da partida de Obi-Wan (após o lançamento da nave estelar);
- Resto de Clone Wars S07E10;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até a hora 01:00:54, quando termina a cena de ação com o Obi-Wan;
- Clone Wars S07E11, até o minuto 02:19, quando Ahsoka é informada de que o Conselho Jedi quer vê-la;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, na hora 01:01:54, apenas na cena de um minuto dos Jedi em torno de Mace Windu;
- Clone Wars S07E11 até o minuto 09:41, quando Ahsoka olha para o hiperespaço na ponte de comando;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até a hora 01:15:20, quando Palpatine mata Mace Windu;
- Clone Wars S07E11, até o minuto 10:18, quando Ahsoka sente através da Força o que Anakin fez;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até a hora 01:23:32, quando Yoda evita o ataque contra sua vida e foge com os Wookies;
- O resto de Clone Wars S07E11;
- Episódio III: A Vingança dos Sith, até a hora 01:29:55, quando Anakin se despede de Padme, ainda conversando com C-3PO;
- Clone Wars S07E12, até o minuto 17:08, quando Ahsoka sobrevive à Ordem 66 com Rex e ambos escapa;
- O resto de Episódio III: A Vingança dos Sith;
- O resto de Clone Wars S07E12.
Isso pode parecer mais complicado do que é, mas com o Disney+ funcionou muito bem porque o serviço de streaming lembra onde você parou pela última vez. Se você mudar de série para filme ou de filme para série, sempre vai direto ao lugar certo. Se você usar seu navegador, também poderá abrir o filme e todos os episódios em paralelo desde o início. Continua assim dentro de alguns segundos de cada vez, não há grandes interrupções.
É um pouco chato que você tenha que ficar de olho em quando deve mudar. Como conheço muito bem o filme e a série e consigo estimar o tempo muito bem, quase não tive essa ansiedade. Como eu disse, dei a vocês os momentos finais antes da mudança, para ajudá-los.
Claro, deve ficar claro que este corte caseiro de A Vingança dos Sith/Clone Wars não pode eliminar todas as fraquezas do filme. Claro, o fato de algumas cenas de ação em Episódio III serem realmente mal encenadas e alguns diálogos permanecerem muito ruins não vai mudar.
Ainda que tenha usado o termo "salvar" no título com um certo exagero, mas não está tão distante assim da realidade, porque o salto de qualidade ainda é enorme. Me pareceu um filme totalmente novo, muito mais aprofundado e melhor. Isso porque o jogo político de intriga no Episódio III permanece mais superficial às vezes e, com a ajuda da animação, ganha mais camadas. Além disso, os arcos dramáticos estão finalmente causando algum impacto.
Posso, portanto, recomendar a todos os fãs de Star Wars que experimentem por si mesmos, ainda mais agora que a próxima série da franquia, Ahsoka, vai abordar o que aconteceu na vida da personagem de Clone Wars depois do final da animação.