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    Steven Spielberg e George Lucas previram uma catástrofe e o estado do cinema atual sugere que eles estavam certos
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    De Indiana Jones a Transformers, passando por Marvel e DC: um blockbuster após o outro fracassa nas bilheterias. Isso é exatamente o que Steven Spielberg e George Lucas previram há 10 anos.

    Em Hollywood, provavelmente ninguém sabe mais sobre blockbusters do que Steven Spielberg e George Lucas. Com seu trabalho, os cineastas moldaram o cinema blockbuster. Seja Tubarão (1975, Spielberg) ou Star Wars (1977, Lucas): Na época, o público literalmente fazia fila em quarteirões inteiros para assistir aos dois filmes.

    Há dez anos, Spielberg e Lucas se atreveram a olhar para o futuro e fizeram uma previsão sombria: a implosão do cinema blockbuster. Vários filmes seriam feitos com orçamentos de três dígitos de milhões. No final, porém, apenas alguns teriam sucesso nas bilheterias. O restante seria um fracasso, eles temiam.

    Com o atual verão cinematográfico, a profecia deles parece estar se tornando realidade. A menos que um estúdio tenha um filme de evento à la Top Gun: Maverick ou Avatar: O Caminho da Água em preparação, o sucesso de um blockbuster é tudo menos certo - mesmo que seja baseado em uma marca popular como Marvel ou DC. Mas o que exatamente Spielberg e Lucas disseram?

    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Indiana Jones e A Relíquia do Destino
    Data de lançamento 29 de junho de 2023 | 2h 34min
    Criador(es): James Mangold
    Com Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Mads Mikkelsen
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    Se Steven Spielberg e George Lucas estiverem certos, só teremos Avatar em algum momento

    Como observa o The Hollywood Reporter, Spielberg analisou com precisão a atual crise do cinema de sucesso de bilheteria em 2013.

    Em algum momento, haverá uma implosão [...] em que três ou quatro ou talvez até meia dúzia desses filmes de mega orçamento cairão no chão, e isso mudará todo o paradigma.

    Junto com isso, disse Spielberg, o preço do ingresso de cinema mudaria: US$ 25 para o filme do evento, US$ 7 para os demais. A diferença ainda não é tão drástica, mas a tendência está definitivamente presente.

    Os cinemas atraem você com assentos premium e outros luxos que os cinemas domésticos não oferecem. Se você comprou um ingresso para Avatar: O Caminho da Água em IMAX 3D em dezembro, deve ter chegado bem perto dos US$ 25 de Spielberg. Talvez até mais.

    Disney

    O que vem a seguir? Lucas usou o modelo da Broadway como comparação. Em outras palavras, apenas um punhado de grandes filmes é lançado. Esses permanecem nos cinemas por mais tempo e exigem quantias astronômicas do público. Se Lucas estiver certo, você poderá estar pagando 250 dólares quando Avatar 5 chegar aos cinemas em dezembro de 2031 como um dos quatro ou cinco blockbusters ou filmes de evento.

    O ano cinematográfico atual produziu 5 sucessos de bilheteria e 9 decepções de bilheteria

    Ainda estamos muito longe dessa previsão. Mas uma olhada nos blockbusters do ano até agora mostra que estamos indo diretamente em direção a ela.

    Além do fenômeno Barbie/Oppenheimer, apenas alguns filmes de Hollywood foram realmente bem-sucedidos:

    As decepções financeiras são maioria:

    Mas espere, como é possível que Velozes e Furiosos 10 não seja um verdadeiro sucesso com 723 (!) milhões de dólares? O ponto crucial é o enorme orçamento de 340 milhões de dólares. Já em 2013, Lucas observou que os custos de produção dos filmes estão ficando cada vez mais caros - tão caros que está ficando difícil atingir o ponto de equilíbrio. Isso nos leva à seguinte pergunta: em que ponto exatamente um filme é realmente bem-sucedido?

    A regra geral é que um filme deve render de duas a três vezes o seu orçamento para ser considerado um sucesso. Além do orçamento, geralmente há um valor semelhante de custos de marketing. Além disso, os estúdios de Hollywood ganham apenas uma parte da distribuição internacional, sem mencionar o dinheiro que eles têm que dividir com os cinemas e os bônus que vão para as estrelas. Não sobrou muito para Velozes e Furiosos 10.

    Aparentemente, o blockbuster como conhecemos está em perigo.

    Quais são os maiores fracassos de bilheteria de Steven Spielberg?

    Hollywood está perdendo o blockbuster como um negócio estável e os filmes evento não salvarão o cinema

    Um tentpole é um filme no qual um estúdio investe muito, com a expectativa de que ele decidirá o ano do cinema para o estúdio. Esse filme é mais ou menos a vara que sustenta a tenda para todas as outras produções e, portanto, torna possíveis filmes menores. No entanto, o mastro da tenda agora não é mais suficiente nem mesmo para o filme principal. E o outrora confiável cinema de orçamento médio quase não existe mais.

    Universal

    Um filme principal, ou seja, um blockbuster clássico, agora precisa se tornar um evento para que o estúdio possa passar o ano seguinte, o que explica, por exemplo, por que Deadpool 3 não apenas continua a história de Deadpool, mas também traz de volta Hugh Jackman como Wolverine e Jennifer Garner como Elektra. Um evento que promete - pelo menos em teoria - algo que nunca vimos antes.

    Por quanto tempo Hollywood pode se apegar a eventos nostálgicos? Em algum momento, teremos descoberto todos os cantos do multiverso e esgotado todos os potes de memória.

    Indiana Jones é a prova: O cinema blockbuster criado por Spielberg e Lucas está morrendo

    Indiana Jones e a Relíquia do Destino poderia ter sido um dos maiores filmes do ano. É irônico que a série de filmes criada por Spielberg e Lucas, entre todas as pessoas, que há muito tempo é o símbolo perfeito de um sucesso de bilheteria, esteja tendo exatamente uma das quedas que Spielberg previu há dez anos.

    O analista de bilheteria Scott Mendelson tira uma conclusão clara da atual situação dos sucessos de bilheteria.

    "Como vimos com Transformers, The Flash e agora Indiana Jones, todos com pouca probabilidade de arrecadar US$ 400 milhões, as sequências de franquias motivadas menos pelo desejo do público e mais pelo desejo do estúdio/acionistas fracassam, especialmente com orçamentos altíssimos".

    Enquanto James Gunn deixou claro no final de Guardiões o que estava em jogo para sua equipe da Marvel e, assim, atraiu as massas para o cinema, Indiana Jones e a Relíquia do Destino só existe porque Indiana Jones existe como uma franquia. A despedida de Ford parece um déjà vu para muitos cinéfilos - Indy já não havia se despedido em Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, de 2008?

    Vemos o cinema blockbuster preso no ciclo da repetição. A cada ciclo, ele se torna mais pálido e mais fraco, de modo que a profecia de Spielberg e Lucas deve se tornar realidade. Se o ciclo não for interrompido.

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