Ele até pode ser “apenas Ken” na Barbilândia, mas também tem sua história. Assim como a Barbie, que chega aos cinemas em um dos filmes mais aguardados do ano, o icônico namorado também tem uma inspiração no mundo real – pelo menos, para seu batismo. E se, por um lado, a empresária Ruth Handler criou a boneca após se inspirar em sua filha, Barbara, o mesmo aconteceu com ele.
O boneco Ken recebeu esse nome em homenagem a Kenneth Handler, filho de Ruth e Elliot Handler, co-fundadores da Mattel. A Barbie, claro, veio primeiro: em entrevista à BBC, Ruth disse que teve a ideia de criar a boneca quando viu a filha brincando com bonequinhas de papel. Mais tarde, veio a companhia de Ken.
Um detalhe curioso sobre a história é que Kenneth não gostava muito de ser lembrado por causa do boneco, assim como a irmã. Isso porque ele se considera um “nerd que gostava de ir ao cinema”, enquanto Ken era completamente diferente. “Ele vai à praia e surfa. Ele é toda essa ‘perfeição’ americana”, disse em 1989, em entrevista ao Los Angeles Times (via People).
Nascido em 1944, Kenneth seguiu carreira artística: se formou em música e trabalhou para a Universal Studios, além de ter dirigido dois filmes Delivery Boys e A Place Without Parents, entre 1974 e 1984.
Pode até parecer a ironia, mas a esposa de Kenneth chamava-se Suzie e, de acordo com a revista People, os dois tiveram uma filha chamada Stacie – que é a inspiração para o nome da boneca que á irmã mais nova da Barbie.
Kenneth morreu em junho de 1994, aos 50 anos de idade e, de acordo com a família, a causa da morte foi um tumor cerebral.
Barbie já está em cartaz nos cinemas brasileiros.