Um dos lançamentos mais aguardados de 2023, Barbie chegou aos cinemas com uma nova visão – muito mais moderna – da boneca mais famosa do mundo, interpretada aqui por Margot Robbie. Entre as diversas referências ao mundo real que aparecem no longa, está, como não poderia deixar de ser, a homenagem à criadora da boneca, Ruth Handler e à “verdadeira” Barbie, Barbara Handler, filha dela.
A empresária Ruth Handler, que faleceu em 2002 aos 85 anos, foi co-fundadora e presidente da Mattel. Ela teve a ideia de criar uma nova boneca ao ver sua filha brincar com as amigas usando bonequinhas de papel. “Descobri algo muito importante: elas estavam usando essas bonecas para projetar seus sonhos e seus próprios futuros como mulheres adultas… Não seria ótimo se pudesse tridimensionalizar essa brincadeira?”, disse Ruth (via People).
Assim, como você já deve ter imaginado, Ruth decidiu batizar a boneca de Barbie inspirada no nome da filha. Em 2023, Barbara Handler completa 82 anos de idade – ela tinha 15 quando a mãe teve a ideia de lançar o brinquedo e, segundo reportagem da BBC, não costumava gostar de ser considerada a “inspiração” para a boneca.
“Quando as pessoas vinham e me diziam: 'ah, você é a verdadeira Barbie', eu não conseguia entender porque era apenas um nome que foi dado à boneca, mas muitas pessoas achavam que ela tinha sido modelada com base em mim e que eu deveria ser ela”, disse Barbara à BBC.
Por fim, a Barbie “original” revelou ter ficado feliz com a produção do filme e disse achar que sua mãe teria ficaria orgulhosa por ver sua criação em Hollywood (via TMZ).
Qual é a história do filme?
No longa de 2023, Margot Robbie interpreta uma das muitas bonecas que vivem na Barbielândia, mas com uma diferença: ela começa a apresentar alguns comportamentos inesperados, que a levam ao mundo real. Por aqui, ela precisa lidar com questões que sequer imaginou que existissem – em uma aventura que revelará o mundo de cor-de-rosa de uma forma que você, provavelmente, nunca viu.