O hype de Barbie é real. Chegando essa semana aos cinemas brasileiros, o longa dirigido por Greta Gerwig traz Margot Robbie como Barbie e Ryan Gosling como Ken. As críticas vêm destacando o desempenho de ambos os protagonistas, o que inevitavelmente acaba suscitando expectativas para a corrida do Oscar do próximo ano.
Mas a atriz australiana, estrela de filmes como O Lobo de Wall Street, Esquadrão Suicida e Babilônia, tem demonstrado há anos uma versatilidade imensa na atuação. Não será a primeira vez que Margot é cotada na premiação. A atriz já recebeu duas indicações ao Oscar anteriormente: Melhor Atriz por Eu, Tonya e Melhor Atriz Coadjuvante por O Escândalo (2019).
Eu, Tonya é baseado em impressionantes fatos reais e dirigido por Craig Gillespie. No longa, Margot dá vida à polêmica patinadora Tonya Harding, acusada de se envolver em uma armação violenta para prejudicar a patinadora concorrente, Nancy Kerrigan. Além da caracterização da atriz ser impressionante – chega a ser difícil reconhecer Margot em determinados momentos – ela entrega uma atuação intensa e emocionante. O que na época, a posicionou como uma concorrente de peso nas premiações.
Qual a história de Eu, Tonya?
Desde muito pequena exibindo talento para patinação artística no gelo, Tonya Harding (Margot Robbie) cresce se destacando no esporte e aguentando maus-tratos e humilhações por parte da agressiva mãe (Allison Janney). Entre altos e baixos na carreira e idas e vindas num relacionamento abusivo com Jeff Gillooly (Sebastian Stan), a atleta acaba envolvida num plano bizarro durante a preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1994.
Eu, Tonya recebeu ao todo três indicações ao Oscar de 2018, incluindo Melhor Edição, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz. Allison Janney levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, mas a categoria de Melhor Atriz daquele ano acabou ficando para Frances McDormand em Três Anúncios para um Crime.
Será Barbie o papel capaz de finalmente consagrar Margot Robbie com um Oscar? Você confere a crítica do AdoroCinema aqui.
Eu, Tonya está disponível na Netflix.