O marketing move Hollywood, desde turnês de lançamento até parques temáticos, a forma pela qual os filmes são divulgados faz diferença, inclusive, na avaliação da crítica e do público. Diante dessa gigante máquina publicitária, seria possível, hoje, um filme de sucesso ser "discreto"? A mais nova animação do renomado Studio Ghibli, The Boy and the Heron, chegou aos cinemas sob uma curiosa estratégia de marketing: nenhuma.
Apesar de sua filmografia icônica, o diretor Hayao Miyazaki, responsável por sucessos como Meu Amigo Totoro e A Viagem de Chihiro, se mostrou preocupado com a recepção de seu filme mais recente. Isso porque a única informação disponível era um cartaz com o nome original do longa: Kimitachi wa dô ikiru ka (Como Você Vive, traduzido literalmente). A ideia dos fundadores do lendário estúdio de animação, Miyazaki e Toshio Suzuki era, justamente, que os fãs fossem ao cinema sem nenhum tipo de julgamento prévio:
“Na minha opinião, nesta era de tanta informação, a falta de informação é entretenimento”, disse Suzuki em um evento em Tóquio. O presidente da produtora ainda completou sua fala dizendo que acredita que esse é o tipo de experiência que o público precisa e deseja ter.
Hayao Miyazaki: 5 produções do criador do Studio Ghibli que provavelmente você não conhece, mas deveriaAnimação misteriosa do Studio Ghibli bate recordes de bilheteria
Mesmo sem nenhum trailer, elenco ou até mesmo sinopse oficial divulgados, The Boy and the Heron está realizando um feito sem precedentes no cinema japonês e mundial. No primeiro final de semana de exibição, a animação misteriosa arrecadou 1,83 bilhões de ienes, tornando-se a maior estreia na história do Studio Ghibli. Até então, O Castelo Animado ocupava o posto de líder com 1,48 bilhões de ienes em bilheteria.
Descrito pela crítica como a abordagem mais madura e enigmática do estúdio, o filme é apontado, possivelmente, como o último lançamento de Hayao Miyazaki. A previsão é que a animação chegue aos Estados Unidos ainda em 2023 através da plataforma GKids. Há, também, a possibilidade de uma estreia no ciclo internacional de festivais, como aconteceu com Ponyo e Vidas ao Vento.
Qual é a história de The Boy and the Heron?
The Boy and The Heron - O Menino e a Garça, em português - conta a história de um menino de 15 anos em uma jornada para descobrir o crescimento espiritual, a pobreza e o significado da vida. Copper, após a morte de seu pai, deve enfrentar mudanças inevitáveis e enormes, incluindo a própria traição de seu melhor amigo.
Ao longo da história, seu tio escreve para ele em um diário, compartilhando conhecimento e oferecendo conselhos sobre as grandes questões da vidas. O menino, como o astrônomo Copérnico, olha para as estrelas e usa suas descobertas sobre os céus, a terra e a natureza humana para responder à pergunta de como ele viverá.
The Boy and The Heron é baseado no livro Como Você Vive, escrito por Genzaburo Yoshino em 1937.