Parece que, além dos cinemas, Oppenheimer também está agitando as vidas de diversos membros do elenco. Matt Damon revelou que estava prestes a pausar a carreira quando recebeu o convite de Christopher Nolan para participar do longa, e Robert Downey Jr. disse que o filme é o melhor que já participou até hoje - o que tem um grande peso, considerando que o ator revolucionou o MCU com sua performance do Homem de Ferro. Mas qual é o personagem que conquistou o coração de Robert em Oppenheimer?
No longa, acompanhamos a trajetória do físico teórico J. Robert Oppenheimer na criação da primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Cillian Murphy vive o protagonista, e Downey recebeu a missão de interpretar um dos maiores rivais de Oppenheimer, Lewis Strauss.
Quem foi Lewis Strauss?
Strauss foi um empresário, filantropo e oficial naval americano nomeado pelo presidente Harry S. Truman como membro fundador da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos (AEC) em 1946. Mais tarde, ele se tornaria presidente do grupo.
Ele foi um dos maiores defensores do sigilo sobre o progresso com armas nucleares para ficar à frente das pesquisas conduzidas pela ex-União Soviética. Sua rivalidade com Oppenheimer começou quando, após o teste da primeira bomba soviética, Strauss quis conduzir as pesquisas americanas em um caminho defensivo, enquanto o outro físico se preocupava mais em expor a capacidade de destruição das armas para o resto do mundo.
Além disso, Strauss também desconfiava das inclinações comunistas do colega. Tanto que, alguns anos após a explosão da bomba americana, Lewis comandou o comitê que retiraria as credenciais de cientista de Oppenheimer.
Felizmente, a espera para conferir a performance de Robert no filme está quase acabando. Oppenheimer chega aos cinemas brasileiros amanhã, dia 20 de julho - e vai disputar diretamente com as sessões de Barbie.