“Não sei se somos confiáveis com uma arma dessas”, diz um atordoado J.Robert Oppenheimer, na pele de Cillian Murphy, no trailer de Oppenheimer. O drama histórico acompanha o físico e seu grupo de cientistas durante o processo de invenção da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. A arma foi responsável pela destruição de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, mas a tragédia não é retratada no longa, o que foi uma escolha de Christopher Nolan.
O questionamento foi levantado a partir de outra produção sobre o mesmo assunto que está sendo apontado como um must-watch - ou “pré-requisito” - para assistir antes do filme de Nolan. To End All War: Oppenheimer & the Atomic Bomb, lançado na última quinta-feira (13), retrata, sobretudo, as consequências provocadas pelos ataques às cidades japonesas. No documentário há imagens de arquivo do próprio J.Robert Oppenheimer e registros fotográficos dos dias que sucederam os bombardeios, deixando os horrores derivados da invenção bem explícitos.
Oppenheimer e Tenet têm conexão? Christopher Nolan relembra referência no filme de 2020 (Entrevista)Por que Nolan optou por não mostrar Hiroshima e Nagasaki em seu filme?
Um ponto em comum entre as duas produções é a emblemática fala “Agora eu me torno a morte, o destruidor de mundos”, citada pelo cientista ao perceber que seu trabalho poderia destruir toda a humanidade. Porém, o diretor do longa biográfico optou por deixar imagens do desastre de Hiroshima e Nagasaki de fora para reforçar a narrativa a partir do ponto de vista do personagem titular do filme:
Ele soube dos bombardeios de Hiroshima e Nagasaki pelo rádio, assim como o resto do mundo
O cineasta defendeu sua decisão após uma exibição de Oppenheimer em Nova York e acrescentou que não mostra a destruição das bombas explicitamente, segundo ele, não para higienizar o assunto, mas porque o filme vai além desse acontecimento pontual: “Não é um documentário, é uma interpretação. Eu acho que é um filme narrativo dramático", completou.
Com Cillian Murphy, Robert Downey Jr. e Emily Blunt, Oppenheimer chega aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho.