Quando você é um ator famoso, pode fazer tudo do seu jeito - especialmente quando você está certo! Em uma entrevista ao Los Angeles Times, Christopher Nolan relembrou uma pequena anedota que aconteceu no set do filme de suspense Insônia, de 2002, um momento específico em que Al Pacino o enfrentou...
Fui até Pacino depois de uma série de tomadas e dei a ele uma nota sobre o que eu queria. Ele disse: 'Eu já fiz isso antes. Você pode não ver a olho nu, mas eu faço isso todos os dias'. Eu olhei em volta e pensei, 'Oh, meu Deus', porque estava lá. Grandes atores de cinema podem fazer isso, e foi isso que tive com Cillian [Murphy]
Christopher Nolan também falou sobre seu mais recente projeto, o aguardado Oppenheimer, e fez uma retrospectiva de seus mais de 25 anos de carreira, dizendo: "Todos os filmes que já fiz, de uma forma ou de outra, foram filmes noir. Todos eles tratam de consequências. E com Oppenheimer, as consequências são as mais rápidas de acontecer e as mais extremas".
Insônia é um remake de um filme norueguês de 1997 com o mesmo nome e o primeiro filme do diretor para a Warner Bros, um estúdio com o qual ele teria um longo relacionamento. O filme é estrelado por Al Pacino como um detetive que investiga o assassinato de uma adolescente no Alasca. Ele contracena com Robin Williams no papel de um escritor policial implicado no assassinato.
ATUAÇÃO DE AL PACINO
E não parece que a abordagem de Al Pacino para atuar tenha mudado ao longo de sua filmografia de meio século. Em 2018, Christopher Nolan entrevistou o ator e lhe perguntou como ele conseguia encontrar um equilíbrio entre a disciplina baseada no roteiro e a espontaneidade emocional.
Oppenheimer é mais caro que Barbie, mas não é o filme com maior orçamento de Christopher NolanAl Pacino respondeu: "Depende do roteiro, mas você tem que ensaiar. Na verdade, o mais estranho é que quanto mais você ensaia, mais espontâneo você se torna. É o oposto do que as pessoas pensam. Os atores que não estão acostumados a ensaiar dirão: 'Quero ser espontâneo quando chegar a hora'. E é assim que se faz a maioria dos filmes atualmente. Não há tempo de ensaio. No ensaio, você pode fazer coisas diferentes."