Leonardo DiCaprio é considerado um dos maiores atores da atualidade, mas nem sempre foi assim. A colega de elenco e superstar dos anos 90 Sharon Stone teve que pagar seu cachê para que ele conseguisse um papel no faroeste de ação Rápida e Mortal . Ela estava convencida de suas qualidades desde que ele começou a chorar na audição. O filme está disponível no HBO Max.
Leonardo DiCaprio não era bem visto nem para faroestes de ação
Rápida e Mortal se passa em 1881, na remota cidade de Redemption, no Velho Oeste. O brutal bandido Herodes (Gene Hackman) governa lá e acaba de anunciar uma competição de duelos para a diversão de todos. Juntando-se ao elenco estão uma estranha misteriosa (Stone), o pregador e ex-bandido Cort (Russell Crowe) e um jovem arrogante (DiCaprio) que acredita ser filho de Herodes.
Stone não era apenas a protagonista, mas também teve grande influência nas decisões de elenco como co-produtora. Em seu livro de memórias ainda não lançado no Brasil, The Beauty of Living Twice (A Beleza de Viver Duas Vezes), ela estava ansiosa para escalar Leonardo DiCaprio como o jovem falastrão. Sua audição, na qual ele começou a chorar durante uma cena, a conquistou. Mas o estúdio não compartilhava de sua opinião.
"Por que um desconhecido? Por que você sempre dá um tiro no próprio pé, Sharon?", um funcionário do estúdio da Sony disse a ela, de acordo com o livro. " Eles disseram, se eu o quero tanto, posso pagar por ele do meu próprio bolso. E foi o que fiz."
A persistência de Sharon Stone valeu a pena. DiCaprio, juntamente com Russell Crowe, Gene Hackman e ela própria, apresentam o melhor do faroeste de ação. O filme do diretor do Homem-Aranha, Sam Raimi, fracassou nas bilheterias em 1995, mas desde então se tornou um clássico cult que está sendo reavaliado por muitos críticos.