Quando J. Robert Oppenheimer, físico norte-americano, recebeu a notícia de que Hiroshima havia sido atingida pela bomba atômica, ele lamentou profundamente seu papel na criação daquela arma de destruição em massa. A certa altura, ao se encontrar com o presidente Harry S. Truman, Oppenheimer chorou ao expressar seu pesar. Desta forma, décadas mais tarde, Christopher Nolan, diretor por trás da cinebiografia do cientista, faz um alarde sobre algo que pode ser o grande perigo do nosso tempo.
Durante uma entrevista coletiva com jornalistas de diversas partes do mundo realizada no sábado (15), em Nova York, Nolan afirmou que gostaria que os cientistas captassem o conceito de responsabilidade deixado por Oppenheimer. O cineasta afirmou que quando você inova por meio da tecnologia, precisa garantir que haja compromisso com o que está sendo feito, alertando para a nova era dos algoritmos e das inteligências artificiais.
“[Há problema] no surgimento de empresas nos últimos 15 anos falando sobre palavras como 'algoritmo', sem saber o que elas significam em qualquer tipo de sentido matemático significativo. Eles simplesmente não querem assumir a responsabilidade pelo que esse algoritmo faz”, colocou o diretor.
Ele ainda completa:
“E aplicado a inteligências artificiais? Essa é uma possibilidade terrível. Aterrorizante. Até porque, à medida que os sistemas de IA entram na infraestrutura de defesa, eles serão carregados com armas nucleares, e se permitirmos que as pessoas digam que essa é uma entidade separada da pessoa que está empunhando, programando e colocando a IA em uso, então nós está condenado. Tem que ser sobre responsabilidade. Temos que responsabilizar as pessoas pelo que fazem com as ferramentas que possuem.”
Pai do ano: Diretor Christopher Nolan escalou a própria filha para explodir em OppenheimerComo todos sabem, Oppenheimer é um filme sobre um homem que lamenta sua grande inovação tecnológica porque não considerou as ramificações que o projeto poderia tomar. Através de uma história que deixa um aviso para nossos futuros pensadores, o longa-metragem chegará aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho.