Depois de seus sucessos internacionalmente aclamados A Experiência e A Queda, o momento era definitivamente propício para Oliver Hirschbiegel dar o salto para Hollywood - e lá ele recebeu praticamente tudo o que um novato poderia desejar: Para Invasores, ele recebeu um orçamento de 80 milhões de dólares, os astros Nicole Kidman e Daniel Craig, bem como o lendário romance de ficção científica The Body Snatchers, de Jack Finney, como modelo. Mas, de qualquer forma, tudo deu errado...
O estúdio de produção Warner Bros. não ficou nada entusiasmado com o primeiro corte apresentado - aparentemente, Hirschbiegel havia fundamentado tanto a ação que os executivos do estúdio simplesmente não tinham os elementos fantásticos comumente associados a um blockbuster de ficção científica dessa categoria e custo. Para mudar essa situação, foram programadas extensas refilmagens, com James McTeigue (V de Vingança) como diretor e Lana e Lilly Wachowski, mestres de Matrix, para as adaptações do roteiro.
O enredo de Invasores: Depois que um alienígena cai no meio-oeste dos EUA, todos os que tocaram o ser alienígena sofrem uma mudança gradual de comportamento. A psiquiatra Carol Benell (Nicole Kidman) é uma das primeiras a perceber as mudanças. Juntamente com o cientista Ben Driscoll (Daniel Craig), ela começa a investigar o fenômeno - e se depara com esporos suspeitos no cérebro de alguns de seus pacientes...
INVASORES É REALMENTE TÃO RUIM ASSIM?
Como já indicado acima, Invasores não é um filme de ficção científica comum, mas tenta fazer algo próprio, mas não consegue. Se a versão não adulterada de Oliver Hirschbiegel foi o melhor filme (mesmo que não tenha sido adequado para o status de sucesso de bilheteria), é claro que é difícil julgar em retrospecto. De qualquer forma, não criticamos totalmente Invasores por esse motivo, e os usuários do AdoroCinema atribuem a ele uma nota 3,7 de 5 estrelas, generoso para um filme cheio de problemas.
Depois de apenas 3 semanas?! 5 séries de ficção científica que a Netflix cancelou em tempo recordeDepois de um início forte, o thriller de ficção científica continua a se degradar. O original, a direção e o elenco são excelentes, mas o roteiro e o suspense são fracos. O resultado é marcado pela tendência de Hirschbiegel de retratar os eventos da forma mais realista e mundana possível. Mas um filme de ficção científica, em particular, vive de seus elementos fantásticos e irreais, que estão dolorosamente ausentes aqui.
Atualmente, o filme se encontra disponível no catálogo HBO Max.