Ao longo de sua extensa e célebre carreira no cinema, Quentin Tarantino já nos presenteou com diversos personagens icônicos, mas de Vincent Vega (John Travolta) a Beatrix Kiddo (Uma Thurman), o cineasta tem, sim, um personagem que tem um lugar especial em seu coração – e não é para menos. Em entrevista, Tarantino revelou que seu favorito é Hans Landa, o coronel nazista interpretado por Christoph Waltz em Bastardos Inglórios.
“Hans Landa é o melhor personagem que já escrevi e, talvez, que escreverei um dia. Não percebi na época que ele era um gênio linguístico. Ele é provavelmente um dos únicos nazistas em toda a história que sabia falar iídiche perfeito”, disse em passagem pelo Festival de Cinema de Jerusalém. Iídiche é língua germânica das comunidades judaicas europeias.
Como Christoph Waltz salvou Bastardos Inglórios
O diretor revelou ainda que estava prestes a cancelar as filmagens de Bastardos Inglórios e já estava no limite de tempo para escalar o elenco quando Christoph Waltz apareceu milagrosamente – e salvou o projeto. “Era óbvio que ele era o cara. Ele podia fazer tudo. Ele foi incrível, resgatou o filme para nós”, disse. De acordo com o diretor, o ator austríaco trouxe um momento “sublime” aos bastidores do filme.
“Eu procuro por aquela cena em que o ator simplesmente mergulha em algo. Eles descrevem isso como “voar”. [É o momento em que] eles não são mais eles mesmos. É o motivo pelo qual se tornam atores”, pontuou.
Bem, as razões pelas quais Tarantino elogiou tanto a participação de Waltz no filme é visível em Bastardos Inglórios e, não à toa, o intérprete de Hans Landa levou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel em 2010. Poucos anos depois, inclusive, os dois voltaram a trabalhar juntos em Django Livre, pelo qual Christoph Waltz ganhou novamente a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante.
Bastardos Inglórios está disponível no catálogo da Netflix.