Cillian Murphy assume o papel mais complexo de sua carreira em Oppenheimer, novo filme de Christopher Nolan onde ele interpreta o "pai da bomba atômica". Mas antes disso, o ator já era conhecido pelo público por Peaky Blinders, onde interpretou Thomas Shelby. Em preparação para Oppenheimer, relembre a carreira de Cillian Murphy!
O começo da carreira de Cillian Murphy
Nascido em 1976 na Irlanda, Cillian Murphy (atualmente com 47 anos) começou sua carreira de ator no teatro nos anos 90, aparecendo depois em curtas e filmes independentes, como A História de uma Amizade (1998) e Disco Pigs (2001).
Seu primeiro papel de destaque foi como protagonista do terror pós-apocalíptico de Danny Boyle, Extermínio (2002). Depois disso, apareceu em Moça com Brinco de Pérola (2003), Vôo Noturno (2004) de Wes Craven e Café da Manhã em Plutão (2005), que lhe rendeu indicação ao Globo de Ouro. Mas Cillian Murphy ficou mais conhecido por causa de seus filmes com Christopher Nolan, antes de Oppenheimer.
Murphy chegou a fazer teste para interpretar o Batman na trilogia de Nolan. O papel ficou com Christian Bale, mas ele foi escalado como o vilão Espantalho em Batman Begins (2005), O Cavaleiro Das Trevas (2008) e O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Ele também trabalhou com o diretor em A Origem (2010) e Dunkirk (2017).
Outros papéis de Cillian Murphy foram em Ventos da Liberdade (2006), Sunshine - Alerta Solar (2007), O Preço do Amanhã (2011), Transcendence - A Revolução (2014), No Coração do Mar (2015), Operação Anthropoid (2016) e Um Lugar Silencioso - Parte II (2021).
Cillian Murphy "frio e calculista" em Peaky Blinders
O papel que marcou a carreira de Cillian Murphy foi na série Peaky Blinders (2013 a 2022), interpretando o protagonista Thomas Shelby nas 6 temporadas da aclamada produção.
Thomas 'Tommy' Shelby interpretado por Cillian Murphy é o líder dos Peaky Blinders, um veterano da Primeira Guerra Mundial que sofre de transtorno de estresse pós-traumático, então o ator conseguiu mostrar todo seu potencial de atuação ao longo das temporadas. O estilo "frio e calculista" do personagem fez sucesso entre os fãs e renderam diversos memes nas redes sociais, tornando o nome de Murphy ainda mais comentado – tanto que as pessoas não conseguiam distinguir ele de seu personagem em Peaky Blinders.
Em entrevista à revista GQ no encerramento de Peaky Blinders em 2022, Cillian Murphy comentou sobre fama e sucesso que vieram com a série e Thomas Shelby. "Gostei muito da evolução do meu personagem, graças a uma equipe muito boa de roteiristas que o colocaram em situações únicas e desafiadoras. Meu objetivo é crescer como ator e ver as possibilidades do personagem. Acho, porém, que ainda preciso de mais distância e perspectiva para entender o que vivi e como lidei com isso".
Em entrevista ao The Guardian, o ator revelou seus sentimentos ao se despedir do personagem após tanto tempo. "Parece o fim de alguma coisa. É estranho falar sobre isso. Eu não tenho uma compreensão sobre isso ainda. Talvez quando terminar eu tenha alguma perspectiva. É o fim de 10 anos da minha vida; uma grande aventura com muitos colegas e pessoas de quem você se tornou muito próximo".
Oppenheimer: O maior papel de Cillian Murphy no cinema
Depois de quase 20 anos como coadjuvante nos filmes de Christopher Nolan, Cillian Murphy "estava desesperado" para um papel de protagonista – o que conseguiu conseguiu em Oppenheimer. "Eu sempre disse publicamente e em particular, para Chris, que se eu estiver disponível e ele quiser que eu esteja em um filme, estarei lá. Eu realmente não me importo com o tamanho do papel. Mas no fundo, secretamente, eu estava desesperado para desempenhar um papel principal para ele", revelou à Associated Press.
Cillian Murphy assume o papel desafiador e complexo de J. Robert Oppenheimer, cientista líder do Projeto Manhattan – responsável pela criação da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Por causa da responsabilidade e pressão para o seu maior papel no cinema, ele ficou isolado e de fora das atividades do elenco, composto por Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh e Robert Downey Jr. "Quando você tem esses grandes papéis, essa responsabilidade, você sente que é meio opressor", explicou Murphy à People.
Oppenheimer estreia em 20 de julho nos cinemas brasileiros.