Algo que não acontecia desde a década 1960, roteiristas e atores de Hollywood estão juntos em greve. Na entrada desta sexta-feira (14), à meia-noite, os astros de filmes, séries e programas de TV oficializaram a paralisação e se reuniram ao grupo de escritores que já protesta há nove semanas.
Impulsionada pela SAG-AFTRA, o sindicato dos atores estadunidenses, a medida requer uma série de interrupções: nenhum ator pode se envolver com filmagens, muito menos divulgar suas produções. Em solidariedade ao movimento, ontem o elenco de Oppenheimer deixou a premiére do longa após a greve ser aprovada.
Besouro Azul: Bruna Marquezine e vovó com metralhadora prometem um dos melhores filmes do ano em novo trailerDessa forma, diversos projetos terão suas produções interrompidas a fim de respeitar a greve. Nesse ponto, muitos atores norte-americanos saíram às ruas para protestar por melhores condições de trabalho, a regulamentação adequada dos serviços de streaming e, também, fomentar discussões importantes sobre o uso de inteligência artificial no audiovisual.
Bruna Marquezine, que está prestes a debutar em Hollywood como uma das protagonistas de Besouro Azul, manifestou apoio ao movimento e aos colegas do longa-metragem da DC Studios. Em seu Instagram, ela publicou um breve texto sobre o ocorrido.
Por favor, que não seja a Bruna Marquezine: Besouro Azul ainda nem estreou e já confirma morte de personagem"A partir da meia-noite de hoje, horário do pacífico, entrará em vigor a greve sindical dos atores do SAG-AFTRA", relembrou a atriz sobre o movimento iniciado nesta sexta-feira. "Estarei sempre ao lado de iniciativas que lutem pelo progresso da comunidade artística, seja no meu país ou no exterior. Como os atores não podem mais participar de qualquer divulgação de seus projetos até o fim da greve, o apoio dos fãs será fundamental para trazer visibilidade e o reconhecimento que Besouro Azul merece." A atriz ainda agradeceu a equipe e sua "família Besouro Azul", oferecendo apoio e suporte aos demais profissionais: "Estou com vocês".
Prestes a chegar nos cinemas, o longa dirigido por Angel Manuel Soto não poderá ser promovido pelos atores - e é possível que o diretor e os produtores optem por não realizarem coletivas e eventos em apoio aos colegas em greve. A menos que os atores entrem em consenso com estúdios e serviços de streaming, como dito pela atriz de Maldivas, a divulgação do filme será feita de maneira mais “tímida” e deve contar com o apoio dos fãs.
Besouro Azul chegará aos cinemas brasileiros em 17 de agosto.