O ataque da Estrela da Morte é uma das cenas mais icônicas e impressionantes do primeiro Star Wars, mas teria sido completamente diferente se o decorador não estivesse querendo economizar uma semana de trabalho. A história de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança é cheia de improvisos e um desses contratempos foi especial.
A cena da batalha na Estrela da Morte, que Luke Skywalker (Mark Hamill) termina com um tiro guiado pela Força, é uma das cenas mais icônicas e impressionantes do primeiro filme da saga, mas teria sido completamente diferente se o decorador não quisesse economizar uma semana de trabalho.
UMA SIMPLES ECONOMIA DE TEMPO
A cena icônica só existe do jeito que é porque o designer e modelista Colin Cantwell, que morreu em 2022 estava desesperado para economizar alguns dias de trabalho. No trecho, Luke e seus companheiros voam por uma trincheira na Estrela da Morte até seu destino e, em uma sessão de perguntas e respostas do Reddit em 2016, o artista contou que essa trincheira não estava nos planos originais.
"George Lucas me confiou o projeto de projetar a Estrela da Morte. Inicialmente, eu não planejava que a Estrela da Morte tivesse uma trincheira, mas quando estava trabalhando com o molde, notei que as duas metades haviam encolhido a ponto de se encontrarem no meio. Teria levado uma semana de trabalho só para preencher, lixar e reabastecer essa falha. Então, para economizar, fui até George e sugeri uma trincheira. Ele gostou tanto da ideia que se tornou um dos momentos mais icônicos do filme", disse.
Não à toa, Colin também é o nome por trás de outro projeto gigante: ele conseguiu a vaga em Star Wars graças ao trabalho em 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick. Na franquia de George Lucas, foi ele quem criou esboços originais para naves icônicas, como X-wing, Star Destroyer e TIE Fighter, além de ter trabalhado na construção da própria Estrela da Morte.
Todas produções do universo Star Wars estão disponíveis no Disney+.