Pode ser que o fenômeno Barbenheimer, lançamento duplo de Barbie e Oppenheimer, seja a última grande turnê de divulgação cinematográfica por um tempinho devido à Greve dos Atores. Como o Sindicato Americano dos Atores (SAG- AFTRA) declarou nesta quinta-feira que entrará em greve, os atores estão impedidos de participar desse tipo de evento. Por isso, a Universal entrou em uma corrida contra o tempo e assumiu um risco para realizar a première da sua maior aposta do ano.
Marcada para esta quinta-feira (13) em Londres, a pré-estreia europeia de Oppenheimer começou uma hora mais cedo do que o previsto. O tapete vermelho abriu mais cedo para que o elenco do filme possa conceder entrevistas e tirar fotos sem violar os termos da greve. Porém, como a paralisação deve começar oficialmente ainda hoje, é possível que os membros do filme que fazem parte do SAG descumpram, já no primeiro dia, as regras estabelecidas pelo sindicato. Entre eles estão os atores Cillian Murphy,Robert Downey Jr, e Matt Damon.
Em entrevista ao portal Deadline, a atriz Emily Blunt confirmou que ela e seus colegas deixarão o tapete vermelho caso o SAG-AFTRA declare o início oficial da greve: "Estaremos juntos como elenco e em unidade com todos...Teremos que fazer isso", disse a intérprete da personagem Kitty Oppenheimer.
Por que o tapete vermelho de Oppenheimer pode violar a Greve dos Atores?
Assim como na Greve dos Roteiristas, que está acontecendo desde maio, as negociações com os estúdios e streamings sobre os direitos da classe artística não foram para frente. Demandas como salários mais justos, pagamento de residuais e pacotes de benefícios trabalhistas foram postas em debate com os executivos das produtoras de cinema e TV ao longo de quatro semanas, mas diante da falta de um acordo o SAG-AFTRA decidiu aderir às paralisações.
Como a greve dos atores afeta Hollywood?A presidente da organização, Fran Drescher declarou em um comunicado oficial que “a resposta para as nossas propostas mais importantes foram insultantes e desrespeitosas com nossos anos de imensa contribuição com a indústria”. A porta-voz e atriz, conhecida pelo seriado A Babá, ainda completou que o conselho nacional iria decidir até esta noite de quinta-feira sobre o rumo definitivo da greve.
A fim de assegurar que as reivindicações do movimento trabalhista sejam, enfim, atendidas, os membros do sindicato recebem uma série de orientações. Na lista, estão vetados filmar qualquer produção para cinema ou TV, participar de todas as coletivas de imprensa ou estreias de filmes e promover qualquer projeto na San Diego Comic Con.
Atualização: Elenco de Oppenheimer deixa tapete vermelho
Logo antes da exibição de seu filme, Christopher Nolan anunciou que o elenco de Oppenheimer fora embora da premiere em apoio à Greve dos Atores. O diretor disse que Cillian Murphy, Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr. e Florence Pugh "saíram para montar seus piquetes" e se juntar ao movimento.