Minha conta
    Você percebeu que esta cena icônica de Pulp Fiction foi filmada ao contrário?
    Marco Rigobelli
    Marco Rigobelli
    Marco é tradutor e redator. Tem uma história pessoal com O Bebê de Rosemary, acha que 10 Coisas que Eu Odeio em Você é um dos maiores filmes já feitos e pode passar horas contando fatos aleatórios sobre O Senhor dos Anéis.

    Ame ou odeie Quentin Tarantino, ele é um dos cineastas mais influentes de todos os tempos. Para alcançar esse status, ele teve que mostrar muita criatividade. Isso também é mostrado em uma cena invertida em Pulp Fiction.

    Diga o que quiser sobre Quentin Tarantino, mas não há dúvida de que o criador de Era Uma Vez em... Hollywood é um dos diretores mais influentes e, portanto, também os mais importantes de todos os tempos. Isso foi garantido por seu estilo inconfundível, que teve um impacto duradouro na cultura popular. Para que Tarantino estivesse sempre em sua melhor forma, era necessária não apenas inventividade, mas também muita esperteza. Pulp Fiction, de 1994, é o melhor exemplo disso.

    Quem já viu Pulp Fiction sabe que esse filme realmente conseguiu tornar todas as suas cenas em icônicas. A sequência em que Mia Wallace (Uma Thurman) quase morre de overdose de heroína é particularmente memorável. Porque, em vez de injetar a droga por via intravenosa, ela confunde a substância branca com cocaína e a cheira. O que se segue é uma corrida suada contra o tempo com não apenas a vida de Mia em jogo, mas também a de Vincent Vegas (John Travolta). Afinal, Mia é o amor do mafioso Marcellus Wallace (Ving Rhames).

    A descarga de adrenalina reversa

    Para salvar Mia da morte, Vincent corre para seu traficante (Eric Stoltz) para trazê-la de volta à vida com uma injeção de adrenalina. Como sabemos, o plano acabou dando certo, pois Vincent conseguiu enfiar a seringa no coração de Mia com força total. Na verdade, o diretor Quentin Tarantino optou por filmar ao contrário o difícil ato de injetar para tornar a cena o mais realista possível. Você pode assistir à cena em toda a sua glória aqui:

    Inspirado no documentário American Boy: A Profile Of Steven Price, de Martin Scorsese, o plano original de Tarantino era fazer Travolta apontar a seringa para um peitoral falso que Thurman deveria usar. No entanto, para adicionar ainda mais autenticidade à cena, Tarantino instruiu Travolta a começar com a agulha no peito de Thurman e depois puxá-la para cima com grande intensidade. A filmagem foi editada ao contrário. Uma ideia simples, mas brilhante.

    A sequência em si é cheia de energia, em parte porque Quentin Tarantino fez uma edição inteligente da cena: no momento em que a agulha está prestes a tocar Thurman, a câmera corta direto para o rosto de Uma Thurman, que parece despertar dos mortos ofegante por ar. Ouve-se um ruído abafado, que dá a impressão de que a agulha acabou de ser cravada em seu peito até o coração. Isso dá a Pulp Fiction um realismo nesta cena que provavelmente não poderia ter sido alcançado com a placa peitoral.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top