Duna , a obra-prima de ficção científica de Denis Villeneuve, está disponível na HBO Max. Faz sucesso desde que estreou nos cinemas em setembro de 2021 e desde sua chegada no streaming atraiu muito mais espectadores. A visão do cineasta sobre a obra de Frank Herbert é essencial e não somos apenas nós que o dizemos. Sua indicação ao Oscar de Melhor Filme - entre muitas outras categorias -, sua pontuação de 83% e sua escolha como o título mais destacado de 2021 por muitos meios de comunicação são provas de seu impacto. Se ainda não viu, você tem que ver o filme. Em especial porque a Duna: Parte 2 chega aos cinemas em novembro deste ano!
Villeneuve foi, desde o início, o homem certo para a tarefa. Ele mesmo já reconheceu que é fã dos livros desde a adolescência e que mesmo assim já sabia que iria adaptá-la em algum momento. "Isso me hipnotizou, me emocionou e me inspirou profundamente", lembra ele em uma entrevista. Quando a Legendary Pictures adquiriu os direitos da obra de Herbert, demorou apenas algumas semanas para iniciar as negociações com ele e, logo depois, foi confirmado que ele estava no comando do projeto.
O diretor se envolveu pessoalmente na escrita do roteiro, algo que não costuma fazer em suas produções. Ele queria que o filme fosse o mais próximo possível da visão de Arrakis que ele tinha em mente desde que leu Duna quando adolescente. Ele sabia perfeitamente como deveria contar a história e como deveriam ser os cenários, detalhe essencial para contar a história dos Atreides. Ele encontrou a paisagem ideal em Budapeste, onde começou a filmar em 18 de março de 2019 - o filme foi lançado mais de dois anos depois.
A presença de locais naturais era uma das condições de Villeneuve. “Era fundamental filmar ali e estruturar todo o enredo em torno de algo real, não num croma verde”, diz o realizador, “O título evoca as dunas, precisava que fossem reais, que se inspirassem em algo concreto”. Seu esforço resultou em uma estética impressionante que mostra que uma ambição de autor também pode existir dentro do cinema comercial.
Duna 2: Com visões futuras e novos romances, filme de Timothée Chalamet ganha trailer lotado de intensidadeO diretor canadense não conseguiu apenas realizar uma produção massiva, mantendo seu estilo. Lembre-se também de que fez isso com um projeto em que muitos falharam antes. David Lynch já o fez em 1984. Embora seu filme seja valorizado pelos fãs do gênero, é preciso reconhecer que é uma tentativa fracassada de trazer o universo de Herbet para a telona. O outro que ousou foi Alejandro Jodorowsky, para quem o mundo de Arrakis foi uma autêntica odisseia que deu origem ao seu próprio documentário.
Em suma, Villeneuve conseguiu uma façanha real: adaptar Duna com sucesso, transformando-o em um blockbuster e mantendo sua essência autoral. Quem pode dizer o mesmo? A carga dramática é pesada, quase louca, e é estritamente sustentada por seus andaimes estéticos. Villeneuve quer entrar na dor dos personagens e quer que você os acompanhe. O caminho que ele impõe não é simples, mas praticamente anticlímax. A sensação que fica ao assistir ao filme é a do espetáculo totêmico que você só pode olhar com a boca aberta e os olhos girando constantemente" .
Por incrível que pareça, por alguns meses a sequência de Duna - que foi concebida desde o início como uma produção em duas partes - ficou em dúvida. No entanto, alguns meses depois foi confirmado que Duna: Parte 2 será lançado no final de 2023. É uma boa desculpa para ver o filme de Villeneuve, caso ainda não o tenha feito, embora a verdade seja que, tenha uma continuação ou não, é uma data obrigatória para os cinéfilos.
Duna já está disponível no streaming HBO Max com um elenco de atores de luxo: Timothée Chalamet, Zendaya, Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Josh Brolin, Dave Bautista e Jason Momoa, entre outros, estrelam o filme.