Depois de quarenta anos interpretando o arqueólogo mais famoso dos cinemas, Harrison Ford está pendurando o chapéu. A estrela que recém completou 80 anos de vida, está no ar nos cinemas com Indiana Jones e a Relíquia do Destino em sua jornada final da saga assinada por George Lucas e Steven Spielberg e dirigida por James Mangold.
Durante a pré-estreia do filme em Los Angeles, o veterano se debulhou em lágrimas relembrando a trajetória de seu personagem. Em entrevista à EW, com direito a um ensaio fotográfico com elementos que fazem referência a Indy, o astro renunciou o título de lenda quando o assunto é Indiana Jones. “Eu mesmo não ligo os pontos. Quero dizer, não sei o que uma lenda faz da vida. Sei que me considero um ator profissional e vou me contentar com isso”, comenta o ator.
Desenvolvendo melhor o assunto, Ford elaborou: “suponho que lenda significa que você está por aí há muito tempo. E acho que é para ser, uh, gracioso, mas apenas, uh ... parece antigo...” reflete. “Sou inteligente o suficiente para descobrir que é para ser uma coisa legal de se dizer, e assim deve ser. Mas estou apenas dizendo a você qual é minha reação instintiva a isso”, finaliza.
Indiana Jones é um presente de George Lucas, Steven Spielberg e Harrison Ford ao cinema
Concordando ou não com o status, é inevitável negar que Os Caçadores da Arca Perdida e a série de longas que viriam em sequência foi responsável por elevar o nível dos filmes de ação quando se fala de um herói no cinema. Originalmente, o personagem foi idealizado por George Lucas como uma homenagem do cineasta ao cinema do século XX e que acabou se tornando uma verdadeira oportunidade para explorar as aventuras de um arqueólogo ousado e suas inúmeras aventuras pelo mundo.
Inspirado em aventuras com heróis fanfarrões que venciam obstáculos e acabavam em momentos de angústia, Lucas começou a rascunhar o que seria um de seus grandes presentes para a indústria cinematográfica. Segundo o cineasta comentou em entrevista à Collider, “praticamente toda estrela de cinema dos anos 30 tem um filme como este, seja Alan Ladd ou Clark Gable”. Sendo assim, uma jaqueta de couro e um chapéu seriam suficientes para inventar um novo personagem de época.
O chapéu usado por Harrison Ford no primeiro Indiana Jones foi fabricado no Brasil? Entenda a históriaNo final dos anos 1970, Spielberg e Lucas já eram grandes nomes da indústria. Com os filmes de maior bilheteria no currículo, a amizade dos cineastas foi consolidada quando ambos decidiram tocar o projeto Indiana Jones em parceria. O primeiro filme da franquia foi a maior bilheteria de 1981 e ficou entre as maiores arrecadações de todos os tempos - dados que deram o impulso necessário à dupla para seguir fazendo de Indiana Jones o maior herói da história do cinema.
Deslizar por uma montanha nevada, lutar contra nazistas inúmeras vezes, pular de um enorme zepelim, perseguir o Santo Graal, escapar de alienígenas na Área 51 e até voltar no tempo são algumas das aventuras que tornaram o personagem de Harrison Ford um dos mais amados e aclamados da sétima arte. O espírito alegre do herói improvável unido ao chapéu fedora, sua jaqueta de couro maltrapilha e uma trilha sonora única tornou Indy um símbolo facilmente reconhecido na cultura pop.
Relíquia do Destino é o reconhecimento do legado de Indiana Jones
Quando recebeu a missão de dirigir o quinto capítulo da franquia, James Mangold confessou à EW que o primeiro roteiro que recebeu não parecia fazer jus à trajetória do personagem. “Não senti que estava abordando a realidade que o público enfrentaria quando assistissem ao filme, que é que temos uma estrela de quase 80 anos interpretando esse personagem. O filme tem que, de alguma forma, ser sobre alguém em seus últimos anos que foi um grande herói, mas que está neste momento experimentando as realidades da idade”.
O fim da franquia Indiana Jones tem um culpado - e, acredite, não foi Harrison Ford querendo se livrar do personagem!O diretor recebeu sinal verde do time de roteiristas e dos criadores da saga para desenvolver a melhor história possível que encerrasse a trajetória do arqueólogo nas telonas. “Quando decidi que o filme tinha que usar a idade de Indy e Harrison como um recurso e não um bug, ficou óbvio para mim que a relíquia deveria de alguma forma também ter algum tipo de relação com o próprio tempo”. Nesse ponto, escolher a Antikythera como artefato valioso do último filme e unir a jornada do personagem a sua aposentadoria foi o caminho mais óbvio para Mangold.
Indiana Jones e a Relíquia do Destino apresenta Indy em sua última aventura para recuperar um objeto poderoso das mãos de seus inimigos favoritos. Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas, Boyd Holbrook e Mads Mikkelsen integram o elenco do filme. Indiana Jones 5 está disponível nos cinemas.