Em 1977, na 49ª edição do Oscar, uma acirrada disputa acontecia pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Com nomes como Jodie Foster e Piper Laurie entre as indicadas à categoria, a grande vencedora levou para casa não apenas a estatueta dourada, mas também um recorde que permanece até hoje.
Beatrice Straight teve apenas 5 minutos e 2 segundos de tela em Rede de Intrigas, mas já foi o suficiente para chamar a atenção da Academia. Apesar de curta, sua atuação como a infeliz dona de casa Louise Schumacher conseguiu destacá-la no filme - principalmente com a cena em que a atriz apresenta um monólogo após descobrir que está sendo traída pelo marido.
Com a vitória, Beatrice alcançou o primeiro lugar na categoria de participações mais breves a receberem um Oscar, e mantém a posição até hoje. Além de Straight, a lista também conta com nomes como Anthony Hopkins, David Niven e Anne Hathaway.
Qual a história de Rede de Intrigas?
Indicado entre os 100 melhores filmes americanos de todos os tempos pela BBC, o filme acompanha o âncora Howard Beale (Peter Finch) que, um dia, descobre que será demitido por conta da baixa audiência de seu programa.
Ao vivo, Howard decide comunicar que deixará a emissora - e não para por aí: ele ainda avisa que vai se matar em rede nacional na próxima semana. Com o aviso do jornalista, o programa consegue uma audiência gigantesca e, claro, o canal decide manter Beale.
A partir daí, ele começa a adotar comportamentos cada vez mais insanos para manter sua ascensão, mas, eventualmente, será preciso encontrar um limite em sua persona de “profeta louco”.
O filme está disponível para aluguel na Apple TV+ e no Prime Video.