Oppenbarbie ou Barbieheimer? Falta pouco para o maior duelo cinematográfico do ano, tanto Barbie quanto Oppenheimer estreiam no dia 20 de julho. A coincidência impulsionou não só o marketing, mas também mobilizou o público, a imprensa e o elenco dos dois filmes. Até Tom Cruise, que deu a sorte de estrear Missão Impossível: Acerto de Contas na semana antes do confronto, entrou no jogo. Porém, esse não é o primeiro rodeio de Christopher Nolan, uma vez que o diretor já havia disputado o título de “filme do ano” com um dos maiores fenômenos pop do entretenimento: Mamma Mia!
Há quase exatos quinze anos, no dia 18 de julho de 2008, Mamma Mia!, baseado nas canções do grupo ABBA, dividia o seu lançamento com o que muitos apontam ser o melhor título da filmografia de Nolan, Batman - O Cavaleiro das Trevas. Na época, o diretor levou a melhor com mais de 1 bilhão de dólares arrecadados, fora a aclamação da crítica e premiações. Já o musical estrelado por Meryl Streep teve uma bilheteria mais tímida, acumulando 615 milhões de dólares.
O que as guerras de Nolan têm em comum?
O déjà vu que Christopher Nolan está passando tem uma série de motivadores. Além da data de lançamento em comum, ele mais uma vez bate de frente com grandes números energéticos e cheios de cor e coreografias. Em contraste, estética e temáticas sombrias são marcas registradas nas produções do diretor. The Dark Knight tem a interpretação mais soturna da história do herói da DC e Oppenheimer conta a história do inventor da bomba atômica.
Este ator se recusou a ser o Batman na trilogia de Christopher Nolan e agora aparecerá em OppenheimerAlém disso, os dois lados do duelo, mais uma vez contam com elencos de peso. Em Batman, as performances avassaladoras de Christian Bale e Heath Ledger ficaram marcadas na história e o outro lado do ringue não fica para trás, com múltiplos vencedores do Oscar como Meryl Streep e Colin Firth. Já agora, em 2023, Margot Robbie e Cillian Murphy encabeçam a disputa.
Apesar do Barbieheimer estar sendo apontado como um grande combate, todos os envolvidos já se manifestaram a favor da coincidência ser, na verdade, uma grande oportunidade para que o público assista aos dois filmes e encha os cinemas. Ao redor do mundo, múltiplos cinemas estão organizando, inclusive, eventos para que o Oppenbarbie seja uma sessão dupla.
Barbie e Oppenheimer chegam aos cinemas brasileiros no dia 20 de julho.