Cillian Murphy é conhecido principalmente como Thomas Shelby em Peaky Blinders e assume o papel mais desafiador de sua carreira no novo filme de Christopher Nolan, Oppenheimer. Ele interpreta J. Robert Oppenheimer, cientista líder do Projeto Manhattan – responsável pela criação da bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Por causa da responsabilidade, Murphy ficou de fora da maioria das atividades do elenco.
"Nunca fiz antes e não sei se alguém já fez”: Christopher Nolan revela detalhe fundamental para entender seu novo filmeOppenheimer tem a reunião de diversas estrelas de Hollywood, como Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon, Florence Pugh e Robert Downey Jr. Em entrevista à People, Emily Blunt comparou as filmagens do elenco no Novo México a um "acampamento de verão". "Estávamos todos no mesmo hotel no meio do deserto do Novo México. Nós só tínhamos um ao outro. Eu e Matt éramos colegas de quarto e pensávamos, 'Vamos jantar'".
O problema é que Cillian Murphy raramente participava desses momentos de diversão ao lado de seus colegas de elenco, por causa de sua complicada missão em protagonizar o novo filme de Christopher Nolan nos cinemas. "O volume absoluto do que ele teve que assumir é tão monumental", afirma Emily Blunt. "Claro que ele não queria vir jantar conosco", acrescenta Matt Damon. "Ele não podia. Seu cérebro estava muito cheio".
Oppenheimer é o maior papel da carreira de Cillian Murphy e essa pressão isolou o ator do restante do elenco. "Você sabe que quando você tem esses grandes papéis, essa responsabilidade, você sente que é meio opressor", explicou o astro de Peaky Blinders.
Christopher Nolan e Cillian Murphy trabalharam juntos na trilogia do Batman de Christian Bale, A Origem e Dunkirk. Depois de quase 20 anos como coadjuvante nos filmes de Nolan, o ator "estava desesperado" para um papel de protagonista – o que conseguiu em Oppenheimer. "Eu sempre disse publicamente e em particular, para Chris, que se eu estiver disponível e ele quiser que eu esteja em um filme, estarei lá. Eu realmente não me importo com o tamanho do papel. Mas no fundo, secretamente, eu estava desesperado para desempenhar um papel principal para ele", disse à Associated Press.
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, Oppenheimer acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Oppenheimer estreia em 20 de julho nos cinemas brasileiros.