Minha conta
    Meu Nome é Gal: Cinebiografia sobre a trajetória da cantora Gal Costa pode chegar em meio a polêmicas recentes
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Reportagem escancarou o quanto os últimos anos da artista podem ter sido turbulentos.

    Em novembro de 2022, o Brasil perdeu uma de suas vozes mais importantes. Gal Costa, ícone da MPB, morreu aos 77 anos de idade, deixando esposa e filho. A cinebiografia sobre a artista já estava sendo filmada desde o início de 2022, e tem previsão de estreia para outubro de 2023.

    Meu Nome é Gal
    Meu Nome é Gal
    Data de lançamento 12 de outubro de 2023
    Criador(es): Dandara Ferreira, Lô Politi
    Com Sophie Charlotte, Rodrigo Lelis, Camila Márdila
    Imprensa
    3,5
    Usuários
    2,9
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora em Globoplay

    Além da morte repentina da cantora, outros acontecimentos recentes têm colocado o nome da artista em destaque. Uma reportagem da revista Piauí expôs o suposto comportamento abusivo da companheira de Gal, Wilma Petrillo, no que diz respeito a gestão da carreira da intérprete de músicas como “Baby” e “Meu Bem, Meu Mal”.

    Segundo a publicação, Wilma teria aplicado golpes em produtores, acumulado dívidas, e reproduzido comportamentos tóxicos com todos ao redor, incluindo Gal. A reportagem ainda apura que a viúva de Gal havia afastado e isolado a artista, inclusive de amigos de longa data, como Ney Matogrosso.

    O longa dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi não abordará os últimos anos da vida de Gal, e focará no início da trajetória artística da cantora. Logo, não se relaciona diretamente com as polêmicas mais recentes, embora o relacionamento de Wilma e Gal tenha durado cerca de 30 anos.

    Qual é o enredo de Meu Nome é Gal?

    Globo Filmes

    O filme acompanha a trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos antes de se tornar a famosa cantora Gal Costa. Tímida quando criança, Gal decidiu se arriscar na vida e se mudar para o Rio de Janeiro com apenas 20 anos de idade. Em uma das cidades mais bonitas do país, a cantora acaba encontrando amigos como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gilberto Gil, que acompanham os primeiros passos de Gal na música profissional no final da década de 1960.

    Com os amigos ajudando a dar o empurrão na carreira de Gal, ela precisará enfrentar a timidez, mas a medida que vai se soltando, ela - junto com outros artistas - formam o movimento da Tropicália. Depois de tanto sucesso, Gal acaba tendo um período de depressão, quando seus amigos são exilados na ditadura. Esses são os episódios retratados no longa.

    A cinebiografia protagonizada por Sophie Charlotte pode ser uma ótima oportunidade de homenagear e celebrar um ícone da nossa música. O legado de Gal permanece, acima de tudo.

    Meu Nome é Gal chega aos cinemas em 19 de outubro de 2023.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top