Com o suspense médico Anatomia e o thriller psicológico Cold Hell, o diretor Stefan Ruzowitzky entregou dois dos maiores filmes do gênero em língua alemã do novo milênio. Seu longa sobre a maior operação de falsificação da história realizada durante a Segunda Guerra Mundial, Os Falsários, foi premiado com o Oscar de Melhor Fime Internacional (antes Melhor Filme Estrangeiro). Portanto, não é de admirar que Hollywood o tenha requisitado em algum momento.
Assim, em 2012, Ruzowitzky filmou pela primeira vez nos Estados Unidos com A Fuga, mesmo que o Québec canadense representasse o inverno de Michigan. Apesar do elenco de estrelas, o filme não foi um grande sucesso nos cinemas - o que provavelmente se deve simplesmente ao fato de que esses thrillers simples da velha guarda geralmente têm poucas chances na tela grande. Mas esse é apenas mais um motivo para colocá-lo em dia agora no Prime Video.
É DISSO QUE SE TRATA A FUGA
Embora o roubo em um cassino tenha corrido bem, Addison (Eric Bana) e sua irmã mais nova Liza (Olivia Wilde) sofrem um acidente de carro ao tentar escapar no meio do nada congelante. Como a polícia está à procura de um casal em fuga, os dois decidem separar-se até à fronteira: enquanto Liza é levada pelo boxeador Jay (Charlie Hunnam), que acaba de sair da prisão, o violento Addison abre caminho à força através do frio glacial de inverno e logo deixa um rastro de sangue em seu encalço.
O xerife responsável, Becker (Treat Williams) não só tem em mente a busca pelo assassino, mas também se preocupa com sua ambiciosa filha, a policial Hanna (Kate Mara), que está cansada de trabalhos chatos de escritório e finalmente está investigando o que deseja. Eventualmente, a coincidência leva todos os envolvidos à casa dos pais de Jay, June (Sissy Spacek) e Chet (Kris Kristofferson), bem a tempo para o banquete de Ação de Graças com ganso assado e torta de abóbora.
É POR ISSO QUE A FUGA VALE A PENA
Stefan Ruzowitzky encena seu thriller notável agradavelmente direto e sem narrativa desnecessária. Também não há autorreflexão desnecessária e nenhum meta-humor aqui. Em vez disso, a violência realmente dói e o onipresente frio congelante atrai o público, mesmo na sala de estar bem aquecida. O elenco também é impressionante, destacando-se Eric Bana como o assassino psicopata e carinhoso e Olivia Wilde como uma personagem ingênua e sedutora.
Embora as perseguições aqui não sejam concluídas a cavalo devido ao clima, mas em snowmobile (moto de neve), o filme, com seus panoramas widescreen muitas vezes de tirar o fôlego, parece uma mistura de faroeste moderno e neo-noir - uma impressão de que a parte final, também agradavelmente descomplicada, ainda se sustenta de forma justificável.