Mesmo em 2023, a censura continua existindo em certos cantos do mundo. Você não precisa olhar muito para trás para encontrar casos como Eternos, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e Lightyear. Todos eles foram vetados por incluir personagens LGTBQIAPN+. Embora esse seja o motivo usual para boicote nos países asiáticos, agora foi a vez de um mapa fazer com que um longa fosse proibido.
Estamos falando de Barbie, um dos lançamentos mais aguardados do ano. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o ambicioso projeto de Greta Gerwig chega aos cinemas no dia 21 de julho. Aqui no Brasil, como de costume, a estreia acontece um dia antes. Mas parece que, no Vietnã, o público nunca verá a boneca da Mattel em carne e osso.
"Não licenciamos Barbie para ser lançado no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha dos nove traços", informou o jornal local Tuoi Tre. Um comentário semelhante foi usado no banimento de Uncharted, filme estrelado por Tom Holland e baseado nos famosos videogames de aventura da Naughty Dog.
A esta altura, você deve estar se perguntando: o que raios significa a "linha dos nove traços"? Trata-se de uma demarcação feita pelo governo da China como forma de reivindicar territórios no Mar do Sul e comprovar sua presença naquelas águas desde os tempos passados. É uma região rica em recursos naturais e que serve de rota para o comércio de bens não apenas da Ásia, mas do mundo todo. Assim, quem tiver controle sobre ela garante, em grande parte, sua segurança econômica, energética, alimentar e, claro, política.
Acontece que alguns vizinhos da China – entre eles Indonésia, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã – não estão satisfeitos com a imposição. Em 2013, as Filipinas chegaram a solicitar, unilateralmente, a arbitragem internacional sobre a questão do Mar do Sul. Em 2016, saiu o veredicto: a China "não tinha base legal" para reivindicar "direitos históricos" sobre os recursos da área. No entanto, o país se fez de desentendido e, inclusive, vem preparando o terreno para instalar trilhos militares e sistemas de armas.
Além de Uncharted e Barbie, outra produção que desagradou à censura vietnamita foi Podres de Ricos (2018). A comédia até chegou aos cinemas lá, mas só depois de removida uma cena em que o tal mapa aparecia. A animação da DreamWorks Abominável (2019), a série chinesa Ombro Amigo e a série americana Madam Secretary também passaram por situações similares devido à disputa geopolítica.