Harrison Ford tem uma longa relação de parceria com Steven Spielberg, já que ele protagonizou os quatro filmes de Indiana Jones comandados pelo aclamado diretor. O curiosos é que essa relação poderia ter sido ainda maior: Ford foi cotado para estrelar outros clássicos de Spielberg – e teve uma participação especial cortada de um deles.
Indiana Jones e A Relíquia do Destino está em exibição nos cinemas, quinto filme da franquia e que marca a despedida de Harrison Ford no papel do famoso arqueólogo. Esse é o primeiro capítulo sem direção de Steven Spielberg (com James Mangold no comando), mas Ford e Spielberg poderiam ter colaborado ainda mais nos cinemas.
Harrison Ford teve uma participação especial cortada no clássico E.T. - O Extraterrestre
Em 1982, um ano depois de Os Caçadores da Arca Perdida, Steven Spielberg lançou um dos seus maiores clássicos: E.T. - O Extraterrestre. Harrison Ford deveria aparecer nele e até filmou uma cena para a produção, mas teve sua participação especial cortada.
E.T. conta a história da amizade de Elliott (Henry Thomas) , de 10 anos, com um alienígena. Os dois desenvolvem algum tipo de conexão sobrenatural, levando Elliott a libertar os sapos de sua turma na aula de biologia. Nisso entra a quase aparição de Ford.
O ator de Han Solo e Indiana Jones assumiu o papel do diretor da escola em uma cena, repreendendo Elliott após o incidente dos sapo. A câmera mostra Ford apenas de costas, então só ouvimos sua voz. Enquanto o E.T. levita objetos pela casa ao mesmo tempo, Elliott é levantado em sua cadeira. Você pode assistir a cena que não entrou no filme aqui:
Por mais que o público não tenha visto essa participação especial em E.T. - O Extraterrestre, Steven Spielberg realizou o sonho do ator Henry Thomas: que era conhecer seu ídolo Harrison Ford. "Essa foi a cena que cortamos", disse Spielberg ao Entertainment Weekly, ainda tentando encontrar o lado positivo. "Mas foi aí que [Henry] teve a chance de conhecer Harrison", explica. "Foi um grande dia para mim", relembrou Thomas.
Harrison Ford foi a primeira escolha para Jurassic Park e A Lista de Schindler
Steven Spielberg também quase fez outros dois filmes com Harrison Ford. Um deles seria Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993). Ele foi a primeira escolha para o papel do paleontólogo Dr. Alan Grant, que, com outros especialistas, analisa de perto um parque de diversões planejado com dinossauros reais. Em 2011, Spielberg revelou que Ford foi a primeira pessoa para quem ele ofereceu esse papel em seu filme, mas o ator recusou por razões desconhecidas. No final das contas, o personagem ficou com Sam Neill.
Também em 1993 foi lançado o drama A Lista de Schindler, estrelado por Liam Neeson como o industrial alemão que se relacionava muito bem com o regime nazista e salvou mais de mil judeus do Holocausto. Steven Spielberg inicialmente imaginou sua estrela de Indiana Jones para o papel. No entanto, ambos acabaram desistindo da ideia. Harrison Ford teria recusado porque se considerava uma escalação errada para interpretar Oskar Schindler por causa de sua herança judaica, explica a Collider. Steven Spielberg, por outro lado, decidiu que não queria escalar grandes estrelas no filme. Em uma entrevista ao Inside Film, o diretor explicou: "Não queria colocar uma estrela de cinema no papel porque não queria que a distração de um monte de outros filmes obscurecesse este".