Seja com os 4 filmes Matrix, os 4 John Wick ou os 3 Bill e Ted, não podemos dizer que Keanu Reeves nunca aceitou filmar sequências dos longas-metragens dos quais foi o herói. No entanto, ele rejeitou algumas dessas ocasiões, recusando os papéis que lhe foram oferecidos.
Mas não se trata listar os filmes para os quais Keanu Reeves foi cotado, nem os que não pôde participar por questões de agenda (o papel de Jude Law em Capitã Marvel), afetado por eventos externos (o cancelado Batman 5 de Joel Schumacher, onde ele poderia ter interpretado o Espantalho) ou que outra pessoa acabou levando o papel (Val Kilmer em Fogo contra Fogo).
Você sabia que existe um filme de ação para maiores com Keanu Reeves do diretor de Esquadrão Suicida?Mencionaremos apenas dos filmes que ele efetivamente recusou:
Velocidade Máxima 2 (1997)
Após o sucesso de Velocidade Máxima (1994), foi lançada uma sequência, ainda dirigida por Jan de Bont. Keanu Reeves não quis retomar seu papel de Jack Traven, devido a divergências criativas no roteiro, como revelou em entrevista ao The Graham Norton Show. Difícil para Sandra Bullock, muito amiga de Reeves desde o primeiro filme. Ela aceitou permanecer no elenco do segundo filme e, em troca, pede para fazer um de seus projetos do coração logo em seguida: Quando o Amor Acontece (1998). Em Velocidade Máxima 2, Reeves foi substituído por Jason Patric.
Caçadores de Emoção - Além do Limite (2015)
Em 2007, surgiu a ideia de uma continuação de Caçadores de Emoção, na qual Bodhi (Patrick Swayze) estaria de volta sob a direção de Jan de Bont (Velocidade Máxima). O projeto não teria sucesso, principalmente após a morte de Swayze em 2009. Quando um remake é anunciado em 2013, a mídia questionou Keanu Reeves sobre sua possível presença, e ele respondeu: "absolutamente não, não tenho nada para fazer lá".
A Mosca 2 (1989)
A 20th Century Fox (agora 20th Century Studios) quis aproveitar os bons resultados de A Mosca de David Cronenberg com Jeff Goldblum, que acabou sendo muito lucrativo. Uma sequência foi desenvolvida, confiada ao diretor Chris Walas, que ganhou um Oscar pela maquiagem de Goldblum no primeiro filme. Keanu Reeves é abordado para interpretar o filho de Seth Brundle do antecessor.
No entanto, ele se recusa a interpretá-lo, e o papel vai para Eric Stoltz, que já havia recusado a função, mas finalmente aceitou após reescreverem o roteiro. Enquanto isso, Keanu foi para a França participar de Ligações Perigosas.