Estrela de Capitão América: Admirável Mundo Novo, Anthony Mackie criticou duas das mais famosas franquias de Hollywood pela falta de diversidade.
Em entrevista ao Inverse, o protagonista de Falcão e o Soldado Invernal lamentou as deficiências de Harry Potter e O Senhor dos Anéis no que diz respeito à representatividade. Mackie acredita que tais obras teriam sido melhor servidas com mais atores negros no elenco - algo que há muito vem sendo pedido pelos críticos.
“Harry Potter não tinha amigos negros. Frodo atravessou o universo inteiro e nunca conheceu um cara negro. Eu quero ver Frodo na vizinhança, o que se eu alguma vez participar do Saturday Night Live, será uma esquete que vou fazer”, colocou.
"Estou muito orgulhosa de uma série que está comprometida com a diversidade". Morfydd Clark responde às críticas dos fãs sobre O Senhor dos Anéis: Os Anéis de PoderBaseados na aclamada série de livros de J.K. Rowling, os filmes Harry Potter há tempos estão sob os holofotes, acusados de não apresentarem personagens negros e minoritários suficientes durante sua longa exibição. As estrelas negras mais notáveis foram George Harris, que interpretou o bruxo de sangue puro Kingsley Shacklebolt; e Alfred Enoch, que deu vida a Dino Thomas, um aluno da Grifinória.
Críticos costumam colocar que ambos tiveram espaços relativamente pequenos, com pouco diálogo ao longo dos oito filmes da saga. Além disso, a franquia também foi acusada de lidar indevidamente com culturas não-caucasianas, perpetuando supostos estereótipos com os poucos personagens de cor que possuem.