A Inteligência Artificial é a tecnologia do momento. Tanto que muitas pessoas já temem que ela domine o mundo, como previram vários filmes ambientados no futuro. E, para colocar lenha na fogueira, a Netflix está lançando um documentário sobre o assunto — e parece uma mistura de O Exterminador do Futuro e Black Mirror.
O documentário é intitulado Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos, que nos mostra que os conceitos de ficção científica que ficamos felizes em deixar dentro de nossas televisões se tornam realidade, e que agora são muito mais reais do que pensávamos.
"É um dos problemas mais urgentes do nosso tempo", diz um especialista, no trailer de Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos. Agora que algumas dessas tecnologias de IA existem, aparentemente há algumas questões sérias sendo levantadas sobre como elas podem ser aplicadas nas forças armadas.
O documentário implica que as forças que implementam a IA irão “esmagar e destruir totalmente” qualquer um que ficar em seu caminho. A produção investiga o fato de que a IA nas forças armadas não "teme a morte" e pode não ter a capacidade de distinguir "o que é certo" quando se trata de apelos morais a serem feitos ao realizar missões.
Ultimamente, vimos tal tecnologia assumindo o controle de muitas das conversas, como fotos geradas por IA de como seriam os filhos de ex-celebridades, ou a Marvel até mesmo usando-a, em vez de contratar artistas reais, na capa de Invasão Secreta. Além disso, a greve dos roteiristas nos Estados Unidos espera que eles sejam protegidos contra o uso dessa ferramenta.
Explorando o Desconhecido: Robôs Assassinos estreia na Netflix em 10 de julho.