O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final (1991) é considerado um dos maiores clássicos do cinema, maior bilheteria da carreira de Arnold Schwarzenegger, mas na época o ator sentiu que faltava algo no roteiro da sequência de O Exterminador do Futuro (1984).
"Não me diga como escrever": Foi o que James Cameron disse a Arnold Schwarzenegger durante as filmagens de O Exterminador do FuturoEm uma exibição recente de O Exterminador do Futuro 2 organizada pelo Museu da Academia, Schwarzenegger revelou que queria matar mais pessoas na sequência comandada por James Cameron. "Eu estava matando 68 pessoas no primeiro - o segundo, eu tenho que matar 150. Subimos com a contagem e o massacre, e cortamos suas gargantas e os matamos e atiramos neles e no canhão e isso e aquilo - atropelá-los com o carro. Eu disse, 'Tenho que superar Stallone!' Eu tenho que ser o número 1 em matar a quantidade de pessoas na tela", brincou Schwarzenegger sobre sua rivalidade com Sylvester Stallone sobre quem era o maior astro de ação de Hollywood nos anos 80.
Essa sede de sangue de Arnold Schwarzenegger para O Exterminador do Futuro 2 foi tanta que James Cameron teve que pará-lo. "Ele diz: 'Arnold, pare com isso. Você é um cara muito doente'", brincou o ator. No final das contas, Schwarzenegger foi conquistado pela visão de Cameron que transformou sua máquina de matar em um pai substituto para o jovem John Connor na sequência que arrecadou mais de US$ 500 milhões em bilheteria.
Em O Exterminador do Futuro 2, a criança destinada a ser líder John Connor (Edward Furlong) já nasceu, mas vive infeliz por morar com pais adotivos, e por estar ser privada da companhia da mãe Sarah Connor (Linda Hamilton), que foi considerada louca quando falou de um exterminador vindo do futuro. Neste contexto, um androide (Arnold Schwarzenegger) exatamente como o modelo T-800 do filme original, vem do futuro, mas dessa vez, com a missão de proteger o garoto a todo custo. Mas existe um problema: o mais avançado androide existente no futuro, um modelo T-1000 (Robert Patrick), que feito de "metal líquido", não pode ter nenhum dano permanente e pode assumir a forma que desejar, também veio para o passado, com a tarefa de matar o menino.