Sobrenatural: A Porta Vermelha chega aos cinemas brasileiros em 6 de julho, quinto filme da franquia de terror que marca a estreia de Patrick Wilson na direção. Esse universo de horror já proporcionou muitos momentos assustadores para os fãs, mas você sabia que existem algumas conexões bem interessantes com a franquia Invocação do Mal?
A trama de Sobrenatural: A Porta Vermelha se passa 10 anos após os eventos do segundo filme da franquia, e volta a acompanhar a família Lambert, formada por Renai (Rose Byrne), Josh (Patrick Wilson), Foster (Andrew Astor), Dalton (Ty Simpkins) e Kali (Juliana Davies). Dalton começa a faculdade, mas ainda está muito longe de conseguir levar uma vida normal: ele e o pai são obrigados a retornar à macabra dimensão da Porta Vermelha, enfrentando uma série de novas e ainda mais terríveis ameaças e encarando seus medos mais profundos para, só assim, banirem seus demônios de uma vez por todas.
Qual é a conexão entre as franquias Sobrenatural e Invocação do Mal?
Tanto Sobrenatural quanto Invocação do Mal foram criados por James Wan que, coincidentemente, dirigiu apenas os dois primeiros filmes de cada uma das franquias de terror: Sobrenatural (2010) e Sobrenatural: Capítulo 2 (2013), Invocação do Mal (2013) e Invocação do Mal 2 (2016) – e todos os quatro foram editados por Kirk Morri.
A franquia Sobrenatural é composta por Sobrenatural (2010), Sobrenatural: Capítulo 2 (2013), Sobrenatural: A Origem (2015), Sobrenatural: A Última Chave (2018) e Sobrenatural: A Porta Vermelha (2023). Por outro lado, a franquia Invocação do Mal é composta por Invocação do Mal (2013), Invocação do Mal 2 (2016), Annabelle (2014), Annabelle 2 - A Criação do Mal (2017), A Freira (2018), A Maldição da Chorona (2019), Annabelle 3: De Volta para Casa (2019) e Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio (2021).
Outra conexão fundamental entre as duas franquias, que muitas vezes causa grande confusão, é o envolvimento do ator Patrick Wilson. Ele é o protagonista dos dois universos cinematográficos de terror. Em Sobrenatural, ele interpreta Josh Lambert, um dos protagonistas dos dois primeiros filmes e que retorna para o quinto. Em Invocação do Mal, Wilson interpreta Ed Warren, que foi o protagonista dos três filmes principais da franquia.
Do ponto de vista de temáticas, as franquias Sobrenatural e Invocação do Mal também apresentam bastantes semelhanças e coincidências, principalmente pelas tramas sobrenaturais que envolvem entidades demoníacas e atividades paranormais. Isso, obviamente, é cortesia estática e temática do James Wan, mas ainda assim, ambos universos de terror apresentam suas próprias particularidades e características.