Na quarta-feira, 28, The Academy of Motion Pictures Arts and Science - ou, simplesmente, a Academia - anunciou quase quatrocentos nomes da indústria que foram chamados para serem membros. Alguns contemplados fizeram muito sentido para o público, como Ke Huy Quan e os Daniels, ganhadores de estatuetas por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, mas muita gente ficou sem entender o porquê de outros convites. Como é o caso da cantora Taylor Swift, que não teve suas submissões aceitas pelo Oscar em 2023.
Diante do fracasso de crítica e polêmicas envolvendo a série The Idol, a indicação de Abel “The Weeknd” Tesfaye para ocupar um assento na Academia provocou reações mistas nas redes sociais. A inclusão do artista, já indicado ao Oscar pela canção “Earned It” de Cinquenta Tons de Cinza, levou muitas pessoas a se questionarem quais são os critérios da instituição para escolher seus membros.
Como funciona a escolha dos membros da Academia?
Diferente do que muitos pensam, não é preciso, necessariamente, ter sido indicado para alguma categoria na premiação. Dos 398 novos membros, apenas 76 já tiveram a chance de concorrer ao Oscar. O primeiro critério para ter o direito de voto são as qualificações profissionais dentro da indústria do entretenimento. Tanto artistas quanto executivos e profissionais como diretores, roteiristas e figurinistas podem ser chamados para participar da entidade.
Além disso, há, agora, um compromisso da organização com a representatividade. De acordo com a Academia, 40% dos novos integrantes são mulheres, 34% se identificam como parte de alguma minoria étnica ou racial e 52% são de fora dos Estados Unidos. A partir de 2024, os Critérios de Inclusão abrangerão as produções e os indivíduos elegíveis para concorrer ao Oscar.
Em 2023, os novos integrantes foram considerados dentro de 19 categorias, entre elas Música, Atores e Produtores. Para ser incluído em uma ou mais delas, é preciso ser nomeado por, pelo menos, dois votantes da Academia. Esse parâmetro não se aplica a ganhadores e indicados ao Oscar.
Além de The Weeknd e Taylor Swift, Austin Butler, Stephanie Hsu, Nicholas Hoult e Paul Mescal também se tornaram votantes. A lista completa dos novos membros da Academia e todas as regras para o processo de seleção estão disponíveis no site oficial da organização.