Agora que a Pixar anunciou que Woody e Buzz Lightyear continuarão suas aventuras em Toy Story 5 (para o desespero de alguns e alegria de muitos outros), talvez seja hora de olhar para o ano 2000. Com apenas dois filmes – Toy Story (1995) e Vida de Inseto (1998) –, o estúdio já havia revolucionado o gênero da animação. E Toy Story 2 (1999) estava prestes a homenagear tudo o que eles passaram para chegar lá.
No início do desenho, Woody fala sobre o aniversário de Andy, e há vários livros em uma estante atrás dele. Alguns não têm ligação – por enquanto – com a Pixar, como os contos de fadas dos irmãos Grimm ou “Formiga e Abelha saem de férias”, que faz parte de uma coleção de livros infantis. Confira:
Outros, no entanto, são referências diretas a curtas-metragens do estúdio lançados antes de Toy Story. Por exemplo, “Knick Knack”, que foi originalmente feito em 1989 e que, mais tarde, seria exibido no início de Procurando Nemo (2003). Também é possível ver o título “Tin Toy”, que rendeu à Pixar seu primeiro Oscar e foi projetado antes de Toy Story nas salas de cinema. Mais do que isso, na lombada de “Tin Toy” está o nome de John Lasseter, que foi um dos grandes diretores do estúdio até ser acusado de assédio sexual.
Na estante, ainda podemos encontrar "Sonho do Red", o segundo curta da Pixar, de 1987; e “As Aventuras de André e Wally B”, primeira tentativa da empresa de produzir uma animação em 3D, datada de 1984. Aliás, a Pixar ainda não se chamava assim na época, sendo conhecida simplesmente como Lucasfilm Computer Graphics Project.
Por fim, há um último livro que,a princípio, pode não significar nada: “Smyrl smyrl twist and twirl”. Trata-se, porém, de uma homenagem a Eliot Smyrl, especialista em modelagem, sombreamento e efeitos visuais que trabalhou na Pixar desde o início até Soul (2020).
Se o estúdio quiser repetir o easter egg na quinta parte da saga dos brinquedos, será necessária uma biblioteca inteira em vez de uma estante!