Ah, os parques da Disney... A montanha-russa Big Thunder Mountain Railroad, a atração de Piratas do Caribe, a cabana dos Robinsons, a galeria da Bela Adormecida, a eterna mansão mal-assombrada e muitos mais. Quaisquer que sejam as variantes dos parques da empresa do Mickey nos quatro cantos do globo, na maioria das vezes encontramos as mesmas atrações.
Nos Estados Unidos, porém, a Disney enfrenta um grande problema em seus parques, que já vem ocorrendo há certo tempo. Um problema... fatal. A Disneyland (na Califórnia) e a Disneyworld (na Flórida) se tornam o local de descanso final para pessoas cujas cinzas são espalhadas por parentes próximos... Sim, você leu certo.
Com, ao que tudo indica, um lugar privilegiado: a mansão mal-assombrada. Embora as atrações Piratas do Caribe, It's a Small World e Dumbo, O Elefante Voador também estejam dentre as escolhas. O problema tornou-se ainda mais grave desde que o sério The Wall Street Journal dedicou um artigo a ele em 2018.
"A mansão mal-assombrada tem tantas cinzas humanas que nem chega a ser engraçado", disse um funcionário do parque no artigo. Quando as cinzas de uma pessoa cremada são descobertas no parque ou em uma atração, os funcionários transmitem uma palavra-código, "HEPA Clean up", para chamar uma equipe especial equipada com um aspirador de pó que filtra as partículas.
"Esse tipo de comportamento é estritamente proibido e ilegal. Os visitantes que tentarem fazer isso serão escoltados para fora do parque", disse a empresa. Isso não parece impedir alguns fãs do Mickey, desafiando a proibição de espalhar as cinzas de um ente querido falecido.