É quase certo que nenhum outro filme de fantasia chegará perto da qualidade e do escopo épico da trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson - nem mesmo o próprio Jackson conseguiu isso com os filmes O Hobbit. E provavelmente não é nenhum favor a SAGA - A Maldição das Sombras mencioná-lo ao lado de Senhor dos Anéis, já que é impossível compará-los.
Mas, se você estiver simplesmente afim de assistir uma fantasia realmente clássica com anões, elfos e orcs, não há como errar com esse filme. Mesmo que a maioria das avaliações dos usuários em várias plataformas não seja exatamente excelente, se você entrar com a atitude e as expectativas certas, ficará entretido por quase duas horas.
É claro que SAGA não é um segundo Senhor dos Anéis. O orçamento é um pouco menor, o diretor John Lyde não é nenhum Peter Jackson e o local de filmagem, Utah, certamente não substitui a Nova Zelândia como Terra Média. Mas Lyde e sua equipe ainda produzem um filme B de fantasia que, pelo menos, oferece a todos os fãs do gênero o que eles esperam. Ou seja, uma base sólida.
O foco está em um trio incompatível de personagens principais que devem salvar o mundo da destruição e precisam lutar contra todos os tipos de criaturas de fantasia em cenas de ação bem encenadas e coreografadas, desde orcs e mortos-vivos até sereias assassinas, anões que jogam bombas e o deus dos mortos. Além disso, há algumas imagens realmente sofisticadas com efeitos de computador usados com parcimônia, e as máscaras de orcs e os efeitos de maquiagem poderiam facilmente sair diretamente de O Senhor dos Anéis (e certamente são melhores do que os orcs CGI de Hobbit).
Um dos melhores filmes de fantasia de todos os tempos teve uma trilogia considerada "infilmável" por décadasQUAL O ENREDO DE SAGA?
Depois que o xamã orc Fangtor Bloodmoon (Adam Abram) amaldiçoa a caçadora de recompensas élfica Nemyt Akaia (Danielle C. Ryan) com seu último suspiro, ela recebe uma marca negra em seu antebraço e é aprisionada por seus empregadores porque agora é considerada uma agente do mal. Felizmente, ela pode ser libertada pelo guerreiro sagrado Keltus (Richard McWilliams), que recebeu a tarefa de eliminar um culto secreto. Esse culto quer trazer o deus dos mortos para o mundo.
Com a ajuda das informações que Nemyt recebeu atrás das grades, ela e Keltus partem, encontrando no caminho o líder orc Kullimon The Black (Paul D. Hunt), que foi deixado para morrer por seus guerreiros. Nemyt, que odeia orcs com um ódio abismal, não está nada entusiasmada com o fato de ter de trabalhar com Kullimon, no entanto, e também tem de lutar cada vez mais contra a maldição.
Para quem se interessou, a produção está disponível no serviço de streaming Looke.