Conhecido por filmes como O Grande Lebowski, Os Flintstones e O Artista, por dublar Sulley em Monstros S.A., John Goodman é um daqueles atores que exala carisma e simpatia. Ao longo de mais de quatro décadas, ele não parou de trabalhar, embora nos últimos anos tenha estado longe dos holofotes. Por isso, sua recente aparição no Festival de Televisão de Monte Carlo – no qual atuou como presidente do júri – tem sido objeto de grande atenção, particularmente por sua transformação física.
Goodman perdeu impressionantes 90 kg, e a diferença é notável em relação à imagem que temos dele em suas obras mais famosas. Não foi, porém, algo que aconteceu de um dia para o outro. O veterano, hoje com 71 anos, começou a buscar um estilo de vida mais saudável há 15 anos. Seu principal objetivo não era emagrecer, e sim lidar com seu vício em álcool.
Como ele mesmo contou em uma entrevista ao The Sun, a decisão de melhorar seus hábitos foi tomada em 2007, depois que ganhou um Emmy por seu papel no seriado Studio 60 on the Sunset Strip, de Aaron Sorkin. “Tive que aceitar o prêmio, mas perdi o ensaio porque estava bêbado”, relatou.
“Então, quando chegou o domingo de manhã, eu estava tremendo. Tive a clareza de pensamento de que precisava ser hospitalizado. Liguei para minha esposa, o que foi como me entregar à Gestapo. Ela fez alguns telefonemas. Fui levado a um centro de tratamento, me desintoxiquei e entendi que gostava da sensação.”
Na ocasião, contratou a coach Mackie Shilstone e passou a treinar seis dias por semana, começando a ver resultado assim que trocou a bebida e o açúcar por uma dieta mediterrânica. Inicialmente com 180 kg, conseguiu perder metade disso.
No entanto, Goodman admitiria alguns anos depois que o “pulo do gato” foi realmente abandonar o álcool, que já havia se tornado uma condição patológica e até impactado momentos importantes de sua vida. Em 2012, ao The Guardian, ele relembrou a primeira vez em que entendeu a gravidade da situação:
Estava ficando demais. Foram 30 anos de uma doença que estava afetando todos ao meu redor, e chegou a um ponto em que, a cada vez que eu o fazia, ficava mais debilitante. Era vida ou morte. Era hora de parar.
Nos últimos anos, Goodman apareceu em séries como The Conners e The Righteous Gemstones, além de ter voltado a emprestar sua voz a Sulley no spin-off Monstros no Trabalho.