O Pacto está fazendo sucesso no catálogo do Prime Video, novo filme comandado por Guy Ritchie e estrelado por Jake Gyllenhaal, que interpreta um sargento em sua última no Afeganistão. Normalmente, as produções de guerra são inspiradas em conflitos e histórias reais dessas experiências, mas esse é o caso de O Pacto? Saiba mais sobre o filme!
Durante a Guerra do Afeganistão, o Sargento John Kinley (Jake Gylenhaal) recruta o intérprete local Ahmed (Dar Salim) para acompanhar a equipe na missão de neutralizar o maior número possível de instalações do Talibã. No confronto, Kinley acaba sendo atingido e é gravemente ferido. Para salvar o sargento, Ahmed não pensa duas vezes antes de colocar a própria vida em risco e carregá-lo através de cenários perigosos para escapar dos inimigos. Porém, Kinley volta para casa e descobre que, no Afeganistão, Ahmed está sendo perseguido pelo Talibã. Com as autoridades se negando a enviar ajuda, John decide retornar para o campo de batalha por conta própria para ajudar o homem.
O Pacto é inspirado numa história real?
O filme O Pacto não é baseado em uma história real, considerando que sua trama e personagens principais, incluindo o sargento de Jake Gyllenhaal, são todos fictícios.
Mesmo assim, a produção é inspirada em eventos reais, especialmente na experiência de soldados dos Estados Unidos que estiveram na guerra no Afeganistão e suas relações com intérpretes. O diretor e roteirista Guy Ritchie confirmou isso em entrevista ao Critqal, revelando que assistiu a vários documentários sobre o Afeganistão para fazer O Pacto.
"Assisti a uma série de documentários sobre o Afeganistão e pude ver a colaboração entre os intérpretes e seus sargentos, digamos assim, seus colegas americanos, e como esse vínculo se desenvolveu. O acordo era que eles acabariam na América e então como isso se tornou complicado e perigoso para os intérpretes. Eu só acho que é uma dinâmica bastante interessante", explicou Ritchie sobre as ideias para a trama no filme.
Em entrevista ao New York Post, Gyllenhaal contou que, para o papel em O Pacto, ele se inspirou na história real de seu amigo fuzileiro naval Zachary Iscol, que esteve no Iraque.
"Através do relacionamento de Zach com Abood [intérprete Khalid Abood] e sua família, entendi o extraordinário e importante trabalho realizado e o sacrifício feito pelos intérpretes pelo nosso país. Também quero que este filme seja um lembrete da bondade que existe dentro de nós. É sobre o melhor que todos podemos ser uns para os outros. É uma história que nos lembra o que é ser americano e quais são nossas obrigações para com cada um de nós como humanos", comentou o protagonista do filme.