Ender's Game - O Jogo do Exterminador tinha tudo para dar certo: uma história impressionante, um elenco repleto de estrelas, grande prestígio e um orçamento milionário para trazer o melhor da ficção científica. Então as expectativas eram altas.
Mas, a realidade é que avançar com a adaptação de Ender's Game não foi fácil. O livro foi lançado com grande aclamação em 1985 e, logo, surgiu o interesse em adaptar a história para a tela grande. No entanto, o autor da trama original, Orson Scott Card, estava cauteloso desde o início sobre vender os direitos da história para Hollywood. Após uma primeira versão em 2003, Card terminaria trabalhando em vários outros roteiros, escrevendo até um total de seis versões, segundo suas próprias declarações, que não se encaixavam muito bem.
Em 2009, a última parte ficou pronta e Gavin Hood foi contratado como diretor e roteirista, enquanto Alex Kurtzman e Roberto Orci entraram no projeto como produtores. O filme só começaria a rodar em 2012. Nele, o carismático ator Asa Butterfield (Sex Education) interpretou Ender e Harrison Ford foi o Coronel Hyrum Graff.
Lançado em 2013, nem o longo trabalho para o filme se tornar realidade, nem o retorno de Harrison Ford ao espaço e nem o enorme investimento de 110 milhões de dólares foram suficientes. O longa-metragem mal conseguiu arrecadar 125 milhões, o que se traduziu em prejuízos para o estúdio.
Por fim, a adaptação de Ender's Game - O Jogo do Exterminador foi um projeto que parecia garantido há 10 anos, mas considerando as críticas polarizadas, com 62% de aprovação no Rotten Tomatoes, e os milhões em prejuízos, não havia salvação para o filme.