Jennifer Lawrence ficou conhecida pelos papéis de Katniss Everdeen na saga Jogos Vorazes e Mística na franquia X-Men da Marvel. Mas antes de seu estrelato em Hollywood, a atriz vencedora do Oscar por O Lado Bom da Vida (2012) tentou entrar para outra popular franquia de fantasia nos cinemas, mas foi rejeitada imediatamente: Crepúsculo.
"Eu era absolutamente contra": Jennifer Lawrence aceitou participar de Jogos Vorazes para criticar a produção do filmeNo podcast The Rewatchables, ela comentou sobre o teste para o filme Crepúsculo (2008). "Eu fiz o teste para Crepúsculo [e] eles me recusaram imediatamente. Eu nem recebi uma ligação de volta. Mas minha vida teria sido totalmente diferente. Eu consegui Jogos Vorazes, acho, um ano depois. Quando você faz um teste quando é um ator comum... você só pega cinco páginas e eles dizem, 'Aja como um macaco'. Quando saiu, eu fiquei tipo, 'Caramba'", revelando que, na época, ela não tinha ideia do que era o filme.
No final das contas, o papel da protagonista Bella Swan foi para Kristen Stewart, que estrelou Crepúsculo (2008) ao lado de Robert Pattinson como Edward Cullen e nas sequências Lua Nova (2009), Eclipse (2010), Amanhecer - Parte 1 (2011) e Amanhacer - Parte 2 (2012).
Mesmo tendo sido rejeitada em Crepúsculo, Jennifer Lawrence pouco tempo depois conquistaria fama em Hollywood como a Mística em X-Men: Primeira Classe (2011) – retornando para X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalipse (2016) e X-Men: Fênix Negra (2019) – e Katniss Everdeen em Jogos Vorazes (2012) – retornando para Em Chamas (2013), A Esperança - Parte 1 (2014) e A Esperança - O Final (2015). Lawrence ainda recebeu quatro indicações ao Oscar em sua carreira, por Inverno da Alma (2010), O Lado Bom da Vida (2012), Trapaça (2013) e Joy: O Nome do Sucesso (2015).
Em Crepúsculo, a estudante do ensino médio Bella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio, ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos poucos se apaixonam, mas Edward sabe que isto põe a vida de Bella em risco por ser um vampiro.