O que seria de Harry Potter sem Voldemort? Pode parecer estranho, mas, se o Lorde das Trevas não tivesse retornado para dominar o mundo mágico, as únicas aventuras que veríamos seriam as noites em claro do filho de Lily e James enquanto estuda para as provas de Hogwarts.
Desde o primeiro filme, A Pedra Filosofal (2001), até As Relíquias da Morte (partes 1 e 2), foi a ameaça iminente de Voldemort, interpretado por Ralph Fiennes, que levou o bruxinho vivido por Daniel Radcliffe a se meter nas piores encrencas. O que você talvez não imagine é que o nome do vilão deu uma pista sobre seu destino muito antes de o mesmo ser revelado!
Todo mundo sabe que, ao nascer, ele se chamava Tom Servolo Riddle (na versão original, Tom Marvolo Riddle). Foi só quando se tornou uma força do mal que adotou o famoso pseudônimo, que, na verdade, é um acrônimo. Misturadas, as letras de Tom Marvolo Riddle formam a frase "I am Lord Voldemort" ("Eu sou Lorde Voldemort"). Para seus oponentes, "Você-Sabe-Quem" ou "Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado".
No entanto, há outro segredo oculto na palavra "Voldemort", que, como informa o site oficial do Wizarding World, foi criada pela própria J.K. Rowling, e que tem origem e sonoridade francesa. Se desmembrarmos "Voldemort" em três partes, temos "vol - de - mort". Em francês, isso pode significar tanto "voo da morte" quanto "roubo da morte".
Em Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009), depois em As Relíquias da Morte, descobrimos que o objetivo de Voldemort ao dividir sua alma em sete partes (as Horcruxes) era justamente se tornar imortal. Assim, não seria errado dizer que seu plano foi "roubar sua própria morte".
Mais literalmente ainda, Voldemort "assaltou" a morte quando se apossou da Varinha das Varinhas, que originalmente pertencia a ela. Basta se lembrar de "O Conto dos Três Irmãos", que Xenofílio Lovegood (Rhys Ifans) compartilha com Harry, Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) em As Relíquias da Morte - Parte 1 (2010).
Embora Rowling nunca tenha detalhado a etimologia do nome de Voldemort, tudo nos leva a crer que podemos decifrá-la pronunciando-o na língua de Molière. E uma última curiosidade: em inglês, o sobrenome "Riddle" significa "enigma".