A cena se passa nos Alpes neozelandeses, localizados no sul do país, um magnífico cenário natural, no qual a equipe de produção de O Senhor dos Anéis adicionou flores artificiais em tecido branco para representar a symbelmynë do livro de J.R.R. Tolkien, cujo filme de Peter Jackson é baseado.
Bernard Hill e Ian McKellen estão prestes a filmar a cena de As Duas Torres, onde o Rei de Rohan, Théoden e Gandalf discutem perto da tumba de Théodred, filho falecido de Théoden.
Théodred é morto no início de As Duas Torres, durante uma luta (não exibida no filme) entre Uruk-hai e os cavaleiros de Rohan. Quando Théoden fica sabendo da morte de seu filho, ele entra em choque.
No dia da filmagem, Bernard Hill improvisa uma fala que vai se tornar memorável, como lembra a co-roteirista Philippa Boyens no comentário em áudio da versão estendida do filme:
"Nenhum pai deve enterrar seu filho" é uma frase [adicionada por] Bernard [Hill]. Ele passou o dia brincando no set com o próprio filho.
A vida real também inspira a ficção: "Os jovens perecem e os velhos demoram". Mais tarde é descoberto que Théoden evacua a cidade de Edoras, capital de Rohan, para chegar ao Abismo de Helm, o que desagrada Gandalf.
Para saber mais sobre o destino dos cavaleiros de Rohan e Gandalf no Abismo de Helm, assista a O Senhor dos Anéis: As Duas Torres, segundo filme da trilogia dirigida por Peter Jackson. Disponível no Prime Video e na HBO Max.
O Senhor dos Anéis: Série Os Anéis de Poder tem conexão com As Duas Torres (e você não percebeu)