Neste ano de 2023, um dos grandes títulos do Cinema Nacional completa 10 anos. O Lobo atrás da Porta foi o longa de estreia do diretor Fernando Coimbra. O suspense é estrelado por Leandra Leal, Milhem Cortaz, Juliano Cazarré, Fabiula Nascimento e grande elenco, e foi inspirado em uma personagem da vida real.
Muito antes da febre do True Crime dominar as plataformas de streaming atuais, esta história de vingança impressionou público e crítica, e também deu origem a um livro que reúne curiosidades sobre a produção do longa - e sobre o caso em si.
Qual é o enredo de O Lobo atrás da Porta?
O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente.
Logo descobre-se que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.
O crime real que inspirou o longa é a história da "Fera da Penha": Neyde Maia Lopes foi presa em 1960 no Rio de Janeiro, em um caso que chocou o Brasil. Ela foi responsável pelo sequestro e assassinato de uma criança de 4 anos, filha de seu então amante, Antônio Couto Araújo. Neyde foi condenada pelo assassinato, sendo liberta em 1975.
O crime gerou uma comoção nacional a época, estampando jornais e causando revolta na população. Além de O Lobo Atrás da Porta, o caso também é a inspiração para outro filme: Crime de amor (1965), de Rex Endsleigh. Por O Lobo Atrás da Porta, Leandra Leal ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio de 2013.
O Lobo Atrás da Porta está disponível na Netflix. Uma boa pedida para a semana em que comemoramos o Dia do Cinema Brasileiro.