Christopher Nolan já apresentou Oppenheimer para alguns sortudos que tiveram a oportunidade de assistir à produção antes de seu lançamento, que aqui no Brasil acontece em 20 de julho. Em entrevista recente à revista Wired, o diretor contou que essas pessoas deixaram a sala do cinema tendo reações muito fortes ao filme.
"Algumas pessoas saem do filme absolutamente arrasadas", disse Nolan sobre as primeiras exibições. "Eles não conseguiam falar. Quero dizer, há um elemento de medo presente na história e nos fundamentos. Mas o amor pelos personagens, o amor pelos relacionamentos, é o mais forte que já fiz."
Ele ainda completou: "É uma experiência intensa, porque é uma história intensa. Eu mostrei a um cineasta recentemente que disse que é uma espécie de filme de terror. Eu não discordo."
Uma prova de que o cineasta está falando a verdade é o relato do historiador Kai Bird, que co-escreveu, em 2005, a biografia do físico retratado no filme, "American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer". Sobre o longa-metragem adaptado de seu livro, ele declarou:
"No momento, estou atordoado e me recuperando emocionalmente por ter assistido. Acho que será uma conquista artística impressionante e espero que realmente estimule uma conversa nacional e até global sobre as questões sobre as quais Oppenheimer estava desesperado para falar."
Diretor de Oppenheimer recomenda poltrona específica para assistir ao filme: Christopher Nolan indica melhor lugar da sala de cinemaNo filme, acompanharemos o físico J. Robert Oppenheimer trabalhando com uma equipe de cientistas durante o Projeto Manhattan, resultando no desenvolvimento da bomba atômica. O longa-metragem é estrelado por grandes nomes como Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Matt Damon, Emily Blunt, Florence Pugh, Rami Malek e Jack Quaid.