Wes Anderson é um dos atuais diretores de Hollywood com um estilo próprio mais marcante visualmente – quem já está familiarizado com os filmes do cineasta certamente reconhece suas obras num piscar de olhos. Pode ser que justamente isso tenha levado muita gente a querer “brincar” com esse estilo, que acabou virando um desafio batizado de “Wes Anderson Challenge” nas redes sociais e tema de muitas artes criadas com programas de inteligência artificial.
Na internet, muitas gente já viu como seriam os personagens de Harry Potter, O Senhor dos Anéis e outras franquias famosas como filmes de Wes Anderson – menos o próprio diretor, que quer passar bem longe dessa “tendência”. Em entrevista ao The Times, Anderson contou que não curte muito essa brincadeira.
“Sou muito bom em me proteger de ver todas essas coisas. Se alguém me manda algo assim, eu apago imediatamente e digo: 'por favor, desculpe, não me mande coisas de pessoas se passando por mim’”, disse o cineasta. Segundo ele, ficar assistindo a esse tipo de material pode, inclusive, atrapalhar seu trabalho.
“Não quero olhar e ficar pensando ‘é isso o que eu faço? É isso o que significa [meu trabalho?]’. Não quero ficar vendo muito o que as pessoas estão pensando sobre o que eu estou tentando fazer porque aí eu poderia realmente começar a fazer”, analisa o cineasta.
Qual é o próximo filme de Wes Anderson?
Pois bem, enquanto a internet tenta reproduzir seu estilo tão característico (já rolou até uma “imitação” de Homem-Aranha), Wes Anderson retorna aos cinemas em 2023 com Asteroid City. O longa estreou no Festival de Cannes e conta com grandes nomes no elenco, como Tom Hanks, Scarlett Johansson, Steve Carell, entre outros.
Ambientada na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano, a história acompanha uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, o caos se instala à medida que ocorrem eventos capazes de mudar o mundo.