Exatos dez anos após a estreia de Homem de Aço nos cinemas, a fase atual do Universo Estendido da DC que começou com o filme de Henry Cavill chega ao fim com The Flash. Cheia de participações especiais, a nova produção estrelada por Ezra Miller também trouxe alguns momentos visualmente marcantes – e um dos que mais repercutiu entre o público nem estava planejado originalmente no roteiro do longa.
Em entrevista ao AdoroCinema, o diretor Andy Muschietti, que voltará em breve à DC para comandar mais um filme, falou sobre como seus “instintos cinematográficos” o ajudaram no trabalho com The Flash – e que foram responsáveis pela peculiar cena da chuva de bebês que acontece nos primeiros minutos do longa. No trecho, Barry Allen (Ezra Miller) precisa salvar um grupo de bebês e uma enfermeira que estão despencando de um prédio destruído.
Assista à entrevista completa:
“Tem a responsabilidade [de corresponder às expectativas da produção] de um lado e os instintos do ouro, sabe? Quando você começa a seguir seus instintos, a ideia da responsabilidade começa a se desfazer, porque essa responsabilidade traz muito estresse também. Acho que você tem que incluir o suficiente da sua visão, torná-la sólida o bastante para que você fique animado em fazer a aposta… É uma aposta”, nos explica Muschietti.
Parte da visão do diretor incluiu a cena do início da trama, além dos detalhes de maior profundidade na jornada emocional do herói, que tem contato com seu eu do passado. “E aí você faz acontecer e encontra coisas novas que não estavam no roteiro, sabe? Como a chuva de bebês ou a história emocional entre os dois Barry. Todas essas coisinhas que você coloca no filme são parte da sua visão como diretor”, pontuou.
Andy Muschietti tem experiência com grandes personagens e franquias. Antes de The Flash, o cineasta argentino também foi responsável pela adaptação de It - A Coisa, de Stephen King, para as telonas. O “segredo” para lidar com marcas tão queridas pelo público é, justamente, equilibrar autenticidade e responsabilidade.
“Claro que um olho está sempre nos fãs porque você quer que eles se divirtam, mas se não estiver focado o suficiente nos seus instintos e na sua visão, acaba fazendo uma ‘mistura’ e é quando vem o medo, o estresse. Acho que acontece naturalmente para mim, tem um momento em que a balança está aqui [equilibrada] e eu estou tipo… Diversão”, concluiu o diretor.