Harrison Ford tem dois personagens tremendamente icônicos que fazem parte da cultura popular há mais de 40 anos. De um lado, está Han Solo de Star Wars. Do outro, o personagem-título de Indiana Jones.
Agora que está promovendo o 5º longa do famoso arqueólogo, intitulado A Relíquia do Destino, o ator de 80 anos respondeu à pergunta sobre quem prefere: Indy ou Han. Para ele, o vencedor está claro: "Han tem um bom coração, mas é um personagem muito menos interessante do que Indiana Jones", disse em entrevista à Entertainment Weekly.
E continuou sua explicação de por que o piloto da Millennium Falcon não bate o aventureiro de chapéu e chicote. "A amplitude de sua utilidade na história nunca foi extensa. Ele era só um complemento aos outros elementos mais contundentes do filme, entre o velho sábio e o jovem herói. Não há muita amplitude de personagem para explorar além do que obtivemos dele."
Ford deu vida a Han Solo em Uma Nova Esperança (1977) e no restante da trilogia original de Star Wars: O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983). Ele reprisou o papel em O Despertar da Força (2015), mas foi morto por seu filho Ben Solo/Kylo Ren (Adam Driver).
E se Ford se despediu da saga intergalática de George Lucas, também o fará com Indiana Jones. O novo filme, que chega aos cinemas do Brasil no dia 29 de junho, será sua última vez como o caçador de artefatos preciosos. A direção é de James Mangold, que assume o lugar de Steven Spielberg pela primeira vez.
Na trama, um Indy aposentado deve voltar à ação quando sua afilhada Helena Shaw (Phoebe Waller-Bridge) rouba a Antikythera, mais conhecida como Relíquia do Destino, um dispositivo criado por Arquimedes capaz de manipular o tempo. Acontece que os nazistas liderados por Jürgen Voller (Mads Mikkelsen) querem igualmente se apossar do objeto.