Quando Tom Cruise protagoniza um filme, já sabemos que será espetacular. Mas, nem mesmo ele pode se gabar de ter uma carreira impecável — pelo menos no ponto de vista da crítica especializada. Segundo a imprensa, Cocktail, de 1988, é o pior filme do ator de todos os tempos. A proporção de críticas positivas aqui é de 9%, enquanto o público avaliou um pouco melhor, com 58%.
O filme acompanha Brian Flanagan (Tom Cruise) que, após concluir o serviço militar, quer conseguir um emprego de marketing em Nova York. Para isso, ele precisa primeiro de um diploma universitário. Enquanto estuda economia, ele trabalha como barman. Mas, misturar coquetéis é uma arte em si e ele aprende tudo o que precisa com seu chefe Douglas Coughlin (Bryan Brown). Juntos, eles se tornam os bartenders mais famosos da cidade.
A princípio, Robin Williams foi considerado para o papel principal como Brian Flanagan, mas, felizmente (para ele), o contrato não foi finalizado. Assim, Tom Cruise estrelou o que foi considerado parte da lista dos "100 Mais Proveitosos Filmes Ruins Já Feitos", no livro de John Wilson, "The Official Razzie Movie Guide".
Entre as críticas negativas, um dos especialistas de cinema fez um trocadilho dizendo que "se te dessem isso no bar, você devolveria", enquanto outro afirmou que o longa-metragem é "muito, muito estúpido". Um dos comentários também pontuou o tratamento que as mulheres receberam na trama. "Se um visitante de Marte precisasse de um curso sobre sexismo, este filme ia servir".
Além de Tom Cruise e Bryan Brown, Cocktail também conta com nomes como Lisa Banes, Elisabeth Shue, Kelly Lynch, Laurence Luckinbill e Ellen Foley no elenco. Caso queira assistir e tirar suas próprias conclusões, o filme está disponível no catálogo do Disney+.